top of page
Foto do escritorJornalismo Portal NMT

Cotrijal está entre as maiores do agro brasileiro segundo a Forbes

Mesmo em um ano desafiador, diversas empresas conseguiram entregar bons resultados e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro em 2023. Em reconhecimento ao empenho dessas instituições a revista Forbes divulgou a lista com as 100 maiores empresas do agro no Brasil.

 

Entre elas está a Cotrijal ocupando a 50ª posição, sendo a única cooperativa gaúcha a integrar o ranking. Em 2022 a Cotrijal teve um faturamento de R$ 5,83 bilhões, colocando a disposição dos associados R$ 26,1 milhões em sobras. Os resultados de 2023 serão apresentados nas assembleias da cooperativa, previstas para a segunda quinzena de fevereiro.

 

“Em 2021 a agricultura gaúcha sofreu impactos em função da estiagem, que se repetiu em 2022 causando ainda mais transtornos para os produtores. Mesmo com esses desafios a cooperativa se mostrou forte, levando o suporte necessário para seus associados e conseguindo alcançar resultados promissores”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

 

A lista Forbes Agro100 foi publicada na edição 113 da revista impressa em novembro de 2023, sendo compartilhada no site da Forbes somente em janeiro de 2024. O ranking é elaborado pelo veículo de comunicação em parceria com a S&P Global, referência mundial em análises financeiras e de mercado. Além da Cotrijal, outras 17 cooperativas brasileiras participam da lista.

 

Um ano de reconhecimentos

 

A Cotrijjal recebeu diversos reconhecimentos em 2023, fortalecendo sua posição de relevância entre as empresas do agro. Em abril, foi eleita a cooperativa agrícola preferida e mais lembrada pelos gaúchos, no Marcas de Quem Decide.

 

Já no mês de maio, durante o Fórum do Trigo da FecoAgro/RS, a Cotrijal recebeu o selo ouro de inovação da Smartcoop. No mesmo mês foi condecorada como destaque do ano, na categoria agronegócio, em evento realizado Jornal do Comércio.

 

A Cotrijal também apareceu no ranking Valor 1000, divulgado em setembro pelo Jornal Valor Econômico. A publicação lista as mil maiores empresas do país, com base na receita líquida, e a cooperativa estava na 211ª posição. Por fim, em outubro, a Cotrijal integrou o ranking das 500 Maiores do Sul, do Grupo Amanhã e da PwC Brasil, ocupando a 24ª posição na classificação geral e o primeiro lugar entre as cooperativas gaúchas de produção.

 

“Esses prêmios são um reflexo do trabalho feito pela cooperativa com o intuito de levar o melhor para cada associado, pois é por eles que estamos aqui. Cada reconhecimento que a Cotrijal recebe é em função de termos um associado trabalhando com a cooperativa, construindo essa grande Cotrijal”, analisa o vice-presidente da Cotrijal.

 

Sobre a Cotrijal

 

A cooperativa está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 79 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, TRR, complexo de 32 lojas, 15 supermercados e um atacado. Com mais de 2500 colaboradores, oferece atendimento a mais de 16 mil associados e suas famílias, levando assistência técnica e veterinária, produtos e serviços para melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do produtor. A Cotrijal também realiza a Expodireto, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. 

 

Por Laura Coutinho | Assessoria de Imprensa da Cotrijal




Komentarze


bottom of page