top of page

Cotrijal inicia criação dos núcleos

A Cotrijal avança no trabalho com as mulheres iniciando o Programa Mais Elas. Nesta terça-feira, 8/11, foi realizada a primeira reunião para criação dos núcleos femininos, com a participação de produtoras da Regional 1, que compreende os municípios de Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos.


Até o início do mês de dezembro, acontecem as reuniões para criação dos núcleos das outras sete regionais. Nos encontros, são escolhidas também as integrantes do Comitê Mais Elas. Serão onze mulheres, representando as oito regionais e os 53 municípios em que a cooperativa está presente com unidades. Elas serão as porta-vozes dos núcleos e atuarão de forma conjunta com a área de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal no desenvolvimento das atividades.


“Já participamos muito das atividades da propriedade e agora, com o programa, estaremos ainda mais perto da cooperativa e teremos oportunidades de aprendizado”, disse Jucélia Maurer, associada de Não-Me-Toque. Soneide Schroeder, associada de Lagoa dos Três Cantos, também elogiou a iniciativa. “Tivemos uma tarde maravilhosa e vimos que o propósito da cooperativa é verdadeiramente incentivar a mulher a ocupar o seu espaço.”


A Cotrijal tem a inovação como uma de suas características e o presidente, Nei César Manica, destacou que será um trabalho consistente, que vai fortalecer a união entre cooperativa e associado. “Realizamos, até aqui, ações muito importantes, mas o programa será um divisor de águas, por estimular a participação ainda mais ativa da mulher na propriedade, na cooperativa e na sociedade”, ressaltou.


Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o novo trabalho evidencia a importância da família no cooperativismo. “A Cotrijal cresceu em área de atuação e é para atender um número maior de mulheres, contemplando todos os municípios, que reestruturamos o programa que vinha sendo desenvolvido. É um investimento que temos a certeza de que reverterá em bons frutos”, disse.

Papel da mulher

Além da criação dos núcleos e da escolha das coordenadoras, nos encontros acontece a apresentação da equipe de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, que fará a coordenação geral do programa, e das colaboradoras facilitadoras de cada unidade, que atuarão de forma mais próxima com os núcleos.


O momento tem também uma oficina de sensibilização, com a psicóloga Andreia Ferreira, da Motiva Consultoria de RH, para promover o autoconhecimento, o entendimento sobre os desafios e também a integração.

O programa

O Mais Elas é um programa de cunho educativo, que vai promover capacitações e incentivos para potencializar a força feminina no contexto do cooperativismo e para o desenvolvimento sustentável. Em dezembro, acontece a primeira reunião do Comitê Mais Elas, com apresentação das atividades propostas para 2023 nos núcleos.


Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal


bottom of page