top of page

Cotrijal participa de Encontro Nacional de Cooperativas


Líderes das principais cooperativas do Brasil estão reunidos em Campinas (SP), no Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias 2023. Juntas, as organizações representam mais de R$ 250 bilhões em faturamento.


Durante dois dias, 27 e 28 de junho, o evento debate os desafios e oportunidades no atual cenário político e econômico, a partir do que já foi construído nos primeiros seis meses do novo governo, e aprofunda temas como planejamento, gestão financeira e de risco, sucessão familiar, inovação, investimento em tecnologia e sustentabilidade.


A Cotrijal está representada pelo presidente, Nei César Manica, pelo vice-presidente, Enio Schroeder, e pelo superintendente de Produção Vegetal, Gelson Melo de Lima. Palestrante no primeiro dia, no painel de abertura, sobre o fortalecimento das gerações e a evolução na governança, Manica destacou a importância da gestão profissionalizada focada no associado, da integração com o mercado e da atuação conjunta com outras cooperativas. O painel teve também a participação de Fernando Degobbi, diretor-presidente da Coopercitrus.


Hoje presente em 53 municípios gaúchos, a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul. Em 2022, através de ação pioneira no Estado, incorporou a cooperativa Coagrisol, acolhendo os mais de 8 mil associados e passando a levar a eles produtos e serviços que revertam em sustentabilidade econômica e social.


Segundo Manica, essa iniciativa gerou benefícios para os produtores, colaboradores e também a comunidade onde a cooperativa está inserida. “Agora, somos mais de 16 mil associados, atendidos por cerca de 2,7 mil colaboradores, através de 79 unidades de recebimento de grãos, além de outras estruturas”, disse.


Ele explicou também sobre a reforma estatutária feita em 2022, necessária em função do crescimento da área de atuação, e que garantiu mais agilidade às decisões e modernidade na forma de representação do quadro social no Conselho de Administração e na liderança.


O presidente da Cotrijal ainda evidenciou a importância dos programas de desenvolvimento do quadro social, para o fortalecimento da governança. “Temos ações estratégicas para líderes, jovens e mulheres. Através do Programa Somos, trabalhamos a educação continuada das lideranças. Com o Supernova, promovemos o desenvolvimento dos jovens rurais ligados ao quadro social, estimulando o interesse na sucessão familiar. E com o Mais Elas, proporcionamos capacitações para a participação da mulher, como associada da cooperativa ou na gestão de sua propriedade rural”, informou.


Ele relatou também os benefícios da participação da Cotrijal na Supercampo, plataforma de comércio virtual construída em conjunto com outras 11 cooperativas, sob a liderança da Frísia, e que reúne mais de 110 mil produtos, de 390 lojistas. A Cotrijal é a única cooperativa gaúcha participante e tem feito negócios com clientes de sete estados brasileiros. “É um grande projeto, que tem beneficiado todas as cooperativas participantes, levando nossos produtos para todo o país”, finalizou.


Acompanhe a programação ao vivo: https://youtube.com/live/


Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal Fotos: Grupo Conecta


Comentários


bottom of page