top of page

Cotrijal participa do encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias

A força do cooperativismo e os desafios do setor para os próximos anos esteve em debate no Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias, dias 16 a 17 de novembro. A programação reuniu dirigentes das principais cooperativas brasileiras em Campinas e também foi transmitida através de plataforma virtual pelo Grupo Conecta, organizadora o evento.


Representando a Cotrijal, o presidente Nei César Manica, o vice Enio Schroeder e o superintendente Administrativo-Financeiro Marcelo Ivan Schwalbert destacam que o evento é importante pela variedade de temas debatidos, diretamente ligados ao cooperativismo agropecuário, desde gestão a cenário político e econômico, tecnologias e inovação. Também pela troca de experiências entre as cooperativas.


Manica foi um dos painelistas do encontro, participando da apresentação da Supercampo, plataforma de comércio virtual lançada em 2020 por 12 cooperativas agropecuárias brasileiras, em uma ação inédita de intercooperação digital. A plataforma, inicialmente voltada para os cooperados dessas cooperativas, reúne mais de 38 mil produtos e 200 lojistas voltados ao segmento do agronegócio.


O presidente da Cotrijal destacou o crescimento do comércio virtual no Brasil neste ano e os desafios da Supercampo. Em seis meses de 2021, a venda de produtos através da internet cresceu mais do que nos últimos seis anos e a expectativa é de faturamento de R$ 110 bilhões em 2021.


“Estamos vivendo um tempo de grandes mudanças, em que é preciso se inserir no mundo digital, principalmente visando as novas gerações, mas sem deixar de lado o físico. O comércio virtual é um grande desafio para o cooperativismo e por isso estamos trabalhando de forma conjunta, para ter mais força”, pontuou Nei César Manica.


O painel foi conduzido pelo CEO da Supercampo e presidente da Capal, Adilson Fuga, e teve também a participação do diretor administrativo da Coplacana, Marcos Farhat.


A abertura do encontro teve palestra com o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Ele falou sobre o papel das novas gerações, através da informação e da tecnologia no campo, para o crescimento do cooperativismo. “Quem tem informação tem a melhor decisão, consegue produzir e melhorar a repetição dessa produção com sabedoria”, afirmou.




Texto: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal Fotos: Assessoria de Imprensa do Grupo Conecta e Studio Suriani

bottom of page