top of page

Cotrijal sedia evento de tecnologia aplicado ao agronegócio

@AscomCotrijal

Tendências tecnológicas, cases e tecnologia aplicada ao agronegócio. Este foi o tema central do AgroTech Sucesu RS, que aconteceu nesta sexta-feira (19/10) no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O evento é uma realização da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (Sucesu-RS) e conta com a parceria da Cotrijal.


A palestra com o consultor em inovação no agronegócio Luiz Ramos, sobre 'Oportunidades de inovação no Agronegócio', abriu a programação, voltada para profissionais das áreas de tecnologia e negócios de empresas agrícolas, cooperativas e empresas ligadas ao agronegócio. "No passado, tivemos grande evolução nos setores de mecanização agrícola e agroquímicos. Hoje o custo das tecnologias, como robotização e automação de processos, por exemplo, caiu muito. Além disso, acredito que devemos esperar impactos nos modelos de negócios", apontou.


Ramos lembrou ainda que a ampliação na utilização da energia alternativa nas propriedades vai abrir portas para equipamentos, tratores, colheitadeiras, roçadeiras, motosserras, em versões elétricas. Tecnologia que já vem sendo estudada e explorada.


Cases de sucesso


Também foram apresentados cases de sucesso no agronegócio, palestras e empresas como SAP e ITS Group, IMAPS | Datalakers, Algar Telecom, Logicalis, e convidados como Luciano Luis Lima, Daniel Mentz, Vladimir Barcellos Bidniuk e Luisa Simon, com a incubadora Unissinos. Além disso, o Agrotech reservou um momento para exposição de Startups inovadoras no setor: Raks; Pixforce; CheckPlant/Farmbox; Agridados; e Agrocloud.


O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, fez a abertura do evento e reconheceu a importância de debates sobre o campo cada vez mais tecnificado. "A diretoria da cooperativa está muito atenta às transformações tecnológicas que o agronegócio está passando. E a Expodireto Cotrijal é o maior exemplo disso, pois há 20 anos é o palco de discussão das inovações para o setor em nível nacional e internacional. Isso vem da preocupação de disponibilizar essas informações ao alcance do produtor e estar sempre a frente das transformações", pontuou.


Ainda representaram a Cotrijal, o superintendente Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert, e o gerente de TI, Luiz Felipe Lopes, que também é diretor de Interiorização da Sucesu-RS, dentre outros gerentes e colaboradores da cooperativa.


A tecnologia em todas as áreas de negócios – A Sucesu-RS, promotora do evento, comemora 50 anos de atividades em 2018. O presidente Eugenio Romanini lembrou que a missão da organização é tornar a informação mais democrática. "A tecnologia invadiu as áreas de negócios, inclusive o agronegócio. Por isso, organizamos este evento com cases de empresas consolidadas no mercado e startups, debatendo conhecimento e as transformações digitais. Esperamos que este espaço de conversa renda frutos", concluiu.

bottom of page