top of page

Cotrijal: Trabalhar com os pais trouxe lições valiosas para Mainara


Mainara Mühl, 26 anos, tem uma rotina agitada na propriedade leiteira da família, iniciada em 2006, em São José do Umbú, interior de Victor Graeff. Ela é engenheira de alimentos, apaixonada por leite e filha de associados da Cotrijal.


“Tive muitas experiências na vida, saí de casa com 17, morei nos Estados Unidos por um ano e meio. Com essa experiência de ganhar o mundo e ir para tão longe que percebi que gostava mesmo de estar aqui, onde eu nasci e me criei”, afirma Mainara.


Voltar a morar no interior não foi a parte mais difícil na readaptação ao país, pois ela é apaixonada pelo estilo de vida do campo, sempre envolvida com a ordenha. “Conciliar opiniões em relação ao trabalho na propriedade, mostrar que já era adulta, foi um grande desafio”, comenta.


E é exatamente esse choque de realidade que gerou inúmeros aprendizados para Mainara. Hoje, ela tem vários conselhos a transmitir aos jovens que também estão assumindo os negócios, sobretudo, em relação ao respeito com o legado dos pais.


“É muito importante que os jovens busquem experiências e conhecimento de várias áreas para poder ter o embasamento firme para tocar a propriedade depois. Meus pais falam muito ‘a gente fez até aqui e deu certo’. Então, é importante ouvir, construir juntos e respeitar tudo isso”, afirma.


Apoio fundamental

Ela também comenta que o apoio da Cotrijal, sobretudo, em relação à assistência técnica, foi fundamental para a abertura da propriedade. Hoje, Mainara toca a parte braçal da fazenda junto com seu irmão mais velho, Eduardo, e, cada vez mais, ambos assumem a administração da fazenda. Para o futuro, eles têm bem definido: querem progredir na atividade leiteira.

JOVENS DE HOJE SÃO O FUTURO DA COTRIJAL

A Cotrijal possui mais de 8 mil sócios com um número crescente de jovens se somando à Cooperativa. Hoje, são 57 associados até 20 anos e outros 653 que possuem de 21 a 30 anos. Em alguns anos, são eles que decidirão os rumos da Cotrijal.

Para o vice-presidente, Enio Schroeder, os números traduzem a característica da Cotrijal de sempre valorizar as pessoas ao longo de sua história, atuando com públicos de diferentes idades.


“O associado é a nossa razão de existir e a missão que perseguimos cotidianamente. Ao longo desses 63 anos, desenvolvemos muitas ações voltadas para os jovens, conforme a realidade de cada época. Hoje vemos a necessidade de possibilitar o acesso às tecnologias e informações que realmente agreguem valor às propriedades”, pontua o dirigente, antecipando que a Cooperativa estuda novos projetos voltados especificamente para esse público.


O crescimento do número de associados mais jovens é motivo de satisfação. “Temos visto uma juventude cheia de vontade de prosperar. É fundamental estar cada vez próximo de sua cooperativa, dando continuidade à família Cotrijal e a essa história de sucesso construída até aqui”, afirma Schroeder.


O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destaca que a percepção é de que os avanços em termos de tecnologia são fundamentais para estimular a permanência dos jovens no campo e ligados à Cooperativa. Por isso, a inovação é uma das áreas de especial atenção no Planejamento Estratégico iniciado neste ano.


Ferramentas como o Portal do Produtor, a criação da SmartCoop, em parceria com a FecoAgro, avanços na gestão digital, dentre outras iniciativas, a maioria colocadas em prática a partir de 2020, são apontadas pelo presidente como importantes para consolidar esse novo momento.


“Nossos olhos estão voltados para a Agricultura 5.0, por meio do oferecimento de soluções completas, tecnologia de ponta e informações que permitam entregas de valor agregado e maior resultado tanto para quem produz, quanto para quem consome. E os jovens, pela caminhada que ainda têm pela frente, são foco permanente”, defende o presidente.


Ele ressalta ainda que a cooperativa tem se preparado para o processo sucessório na gestão. “Uma das iniciativas é oxigenar nosso quadro de colaboradores, trazendo gente do mercado, especialmente jovens conectados a novas tendências e tecnologias, para atuarem junto com colaboradores mais experientes, comprometidos e conhecedores dos objetivos, princípios e valores da organização”, conclui Nei César Manica.


bottom of page