Site Uirapuru - Por Zulmara Colussi
Passo Fundo já tem a confirmação de dois casos da dengue no começo deste ano e cinco pessoas estão internadas pela doença, sendo quatro adultos e duas crianças. As informações constam do Painel da Dengue, atualizado todos os dias pela Secretaria Estadual da Saúde. Já foram notificados 61 casos, sendo que destes 30 foram descartados e 29 aguardam resultado dos exames. Em termos de notificação, Passo Fundo é a sexta cidade com o maior número. No ano passado, o município teve 840 casos confirmados de dengue e três óbitos.
O Rio Grande do Sul soma 653 casos autóctones. Um crescimento de 936% em relação ao mês inteiro de janeiro do ano passado, quando foram 63 casos.
Vacinas chegam ao Brasil
Sobre vacinação, a primeira remessa da vacina contra a dengue que será oferecida pelo SUS chegou no sábado ao Brasil. O governo recebeu 720 mil doses do imunizante Qdenga.
O Ministério da Saúde receberá ainda cerca de 600 mil doses gratuitas da fabricante, totalizando 1,32 milhão. Além disso, o governo comprou 5,2 milhões de doses que serão gradualmente entregues até novembro.
Diante da capacidade limitada de produção da vacina, pouco mais de 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas neste ano, já que o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas.
Atenção aos sintomas:
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Na tome remédios, especialmente antinflamatórios antes de ir ao médico ou fazer o teste.
Comments