top of page

Curso de tortas atrai produtoras da Cotrijal

@AscomCotrijal

A vontade de aprimorar técnicas e receitas trouxe a Não-Me-Toque agricultoras e associadas com olhar empreendedor e “mão boa” para doces para participar de Curso de Tortas promovido pela Emater/RS-Ascar, Cotrijal e Sicredi. A produção das massas, caldas, recheios e coberturas e a aprendizagem de técnicas para montagem e decorações dos bolos e tortas aconteceu no Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque (Cetren), junto ao parque da Expodireto Cotrijal. As aulas iniciaram na quarta, 24, e o encerramento foi nesta sexta, 26, com direito à degustação.


Nesta edição, foram 15 participantes e o preparo de 12 receitas, todas dignas de vitrine. Além da tradicional Marta Rocha, bolos do tipo empacotado, miniporções e tortas em formato de coração, entre outras. “Muito bom! A gente tem estufa de moranguinho e a ideia é aprender mais para fazer e vender”, comentou a produtora Josiane Penz, 30 anos, de Ernestina. 


Com fama de doceira na família, Joana Althaus, 38, de Victor Graeff, também aprovou a seleção de receitas, em especial a torta Macron. “Achei maravilhosa! O disco é feito com coco e merengue e leva recheio. Fica muito leve. A ideia é fazer para vender”, opinou. A família tem a assistência da Cotrijal na produção de grãos e leite. 


Quem também gostou das dicas repassadas pelas extensionistas foi a associada e integrante do Comitê de Mulheres da cooperativa, Serlei Amália Sossmeier Stacke, 33, de São José da Glória, interior de Victor Graeff. Ela já produz tortas e bolos, sob encomenda, e espera incrementar ainda mais pedidos com o aprendizado. “A gente sempre aprende algo diferente que dá um toque a mais na receita”, afirmou. A produtora já havia participado de curso semelhante da Emater. 


As aulas foram ministradas pelas instrutoras e extensionistas da Emater/RS-Ascar Ana Maria Knoff (Victor Graeff), Andréia Dal Molin (Espumoso) e Dieni Teixeira Silveira (Herveiras). O coordenador do Cetren, Celso Siebert, elogiou o trabalho das extensionistas e a cooperação de todas as participantes, destacando também o apoio da Cotrijal na realização dos cursos do Cetren.

bottom of page