top of page

Cursos gratuitos: formação para pedestres, inclusão no trânsito e qualificação de gestores


Nesta sexta-feira , a Escola Pública de Trânsito do DetranRS abre inscrições para quatro novos cursos com início imediato. Direcionados a todos os interessados ou específicos para gestores de trânsito, as formações são todas gratuitas, desenvolvidas de forma online e assíncrona, oferecendo certificação. As inscrições são realizadas no site www.escola.detran.rs.gov.br


Formação para pedestres 


Uma formação similar a que passam os motoristas, mas para pedestres. Pensando nessa forma de locomoção que todos exercem em algum momento, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS desenvolveu o curso Recalculando a Rota a Pé para pedestres. Com a formação de 4h/aula, a Escola do DetranRS busca estimular essa que é a forma mais democrática, saudável, econômica e sustentável de transitar.  


O participante vai aprender a caminhar pelas ruas com mais atenção e cuidado, pensar sobre a importância e a função das regras e da sinalização de trânsito, saber sobre os principais riscos a que o pedestre está exposto quando caminha e como evitá-los. Também vai receber dicas do que levar na mochila e sobre as caminhadas em diferentes ambientes. 

Inclusão no trânsito 


Um curso de 4h/aula para olhar sob outra perspectiva as pessoas que precisam de mais tempo para se mover e têm interesse em ocupar e desfrutar da cidade: as pessoas com deficiência, os idosos e as crianças. Os participantes serão convidados a refletir sobre as diferenças, bem como sobre a estrutura e os cuidados necessários para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como as crianças, possam transitar com autonomia e segurança, assim como qualquer outro cidadão. Também poderão conhecer estratégias para educar as crianças para o trânsito. 


Qualificação para gestores 


 Com duração de 4h/aula, o Recalculando a Rota a Pé para gestores oferece subsídios para a análise da infraestrutura urbana sob a perspectiva do pedestre. Aborda a evolução do caminhar e as formas de ocupação das cidades ao longo do tempo. Os participantes poderão conhecer lugares pelo mundo que incentivam as pessoas a caminhar, além de estratégias para promover e incentivar percursos a pé na rotina diária dos cidadãos, buscando uma maior qualidade de vida, contemplação das cidades e, especialmente, deslocamentos com segurança. Esses temas serão desenvolvidos ao longo do curso, oferecendo para quem está na gestão do trânsito e para demais profissionais uma visão voltada para as pessoas, a ser considerada ao fazer propostas de planejamento urbano. 


Já o Orquestrando é um curso de 20h/aula para quem está à frente de uma equipe e tem a responsabilidade de buscar, junto com ela, melhorias no trânsito do seu município para atender a todas as pessoas. A inspiração vem da música brasileira, que dá ritmo aos conteúdos. Ao longo do curso, o participante irá compreender a relação entre o papel do maestro de uma orquestra e seu papel como gestor. 


As inscrições são realizadas no Portal da Escola Pública de Trânsito (escola.detran.rs.gov.br), no menu “Nossos Cursos”. Basta clicar em “Quero me inscrever” e o candidato será redirecionado à página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde deverá fazer seu login ou criar uma conta (caso ainda não tenha).  


Em caso de dúvidas e informações, o e-mail para contato é cursos-escola@detran.rs.gov.br


Comments


bottom of page