DAER nega lançamento de edital 2012/2013 que previa o recapeamento da ERS 142
- Jornalismo Portal NMT
- 29 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

A Rádio Ceres, através do repórter Antônio Sadi Ribas, divulgou na manhã desta quarta-feira (28), no Programa Comunicação, a resposta do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem - DAER a denúncia protocolada pelo Vereador Charles Morais, no Ministério Público. Charles solicitou ao Promotor Leandro Tatsch Bonatto que encaminhasse ao DAER um oficio pedindo esclarecimentos sobre a desconformidade da obra na ERS 142, trecho de Não-Me-Toque à Carazinho, em relação ao serviço contratado, conforme o edital 2012/2013, apresentado pelo Vereador.
Diante dos fatos, o Ministério Público solicitou ao DAER que prestasse, num prazo de 20 dias, informações sobre a notícia inadequada da metragem da ERS 142, com a remessa de eventuais documentos. Também pediu esclarecimentos se houve ou não o lançamento do edital referente a obra de manutenção e recapeamento da via noticiada pelo interessado com a remessa deste. Em caso positivo, se há intenção de alargamento da pista para 7 metros na futura obra, na hipótese da via não apresentar tal largura.
Em resposta ao oficio emitido pelo Ministério Público, o DAER afirmou que a rodovia é uma das mais antigas do Estado, pavimentada em meados dos anos 50, sendo construída com largura de 6 metros para atender o tráfego da época. As obras de recapeamento e manutenção realizadas desde então apenas mantiveram a já existente. No dia 06 de novembro de 2018, funcionários do DAER realizaram a medição do trecho e apontaram que nenhum ponto tem menos que 6 metros, a metragem varia de 6 a 6,85 metros. E sobre o edital, o DAER afirmou que não houve lançamento de nenhum edital referente a obra de recapeamento, não tendo conhecimento de onde o denunciante (Charles) teve tal informação.
Mentira do DAER. Todo mundo lembra que foi feito o recapeamento. Passou até no jornal da RBS. Começaram perto de NMT e depois partiram perto de carazinho e foram indo até se encontrar no meio. Tanto é que hoje existe lá colocações de camadas de asfalto que fazem degraus de 15 cm de cada lado da pista. Não temos memória curta. Se não teve edital fizeram a manutenção e colocação de camada de asfalto em 18 quilômetros de rodovia sem licitação?? É pior ainda