Devido às chuvas volumosas, foi emitido, na terça-feira (3/5), um alerta de risco hidrometeorológico para o Estado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RS. A previsão é de rajadas de ventos de até 90km/h e risco de transbordamento de alguns rios. Segundo a Defesa Civil, todas as equipes das nove Coordenadorias Regionais estão em alerta máximo monitorando a situação dos rios para prestar auxílio aos municípios.
A ocorrência do maior volume de chuvas está entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. No Litoral, a previsão de rajadas de vento com intensidade moderada a forte deixa o mar agitado e com risco de ressaca.
Em relação aos rios, o principal alerta segue para a região dos Vales. Os rios Taquari, Sinos, Caí, Jacuí, Gravataí e Lago Guaíba estão em atenção em função da elevação nos níveis das águas. Em Alegrete, o rio Ibirapuitã está em 9,7 metros (nível acima da cota de inundação), mas em declínio e sem previsão de volumes significativos. O rio Quaraí está com os níveis estáveis, abaixo da cota de inundação.
A Defesa Civil Estadual segue prestando suporte técnico aos moradores das comunidades ribeirinhas e as prefeituras. Até o momento, já foram entregues três mil metros quadrados de lonas, cestas básicas, cobertores e materiais de higiene e limpeza.
Segundo a Defesa Civil, a situação do tempo segue sendo monitorada, em conjunto com a Sala de Situação, em regime de 24 horas.
Serviço
• Em caso de emergência, ligue 190 ou 193
• A população gaúcha pode receber gratuitamente os avisos e alertas da Defesa Civil Estadual direto no celular. O serviço de SMS 40199 tem como intuito enviar alertas sobre a possibilidade de desastres como temporais, deslizamentos e inundações. O serviço é gratuito.
Confira o passo a passo:
1. Você deve identificar no seu celular a opção SMS
2. No destinatário digite o número 40199
3. Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto
4. Você pode cadastrar quantos CEPs você quiser
5. Você já está cadastrado
Texto: Ascom Defesa Civil Edição: Secom
Comments