top of page

**Desafios e Perspectivas: Sondagem Industrial do RS Revela Cenário Econômico Desafiador para o Setor em Novembro de 2023**


A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul, divulgada pela Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), traz reflexões sobre a atual conjuntura econômica no estado. Com quedas na produção, emprego e elevada ociosidade, a pesquisa revela um cenário preocupante.

No mês de novembro de 2023, a produção industrial gaúcha contraiu, atingindo 48,5 pontos no índice, refletindo uma tendência normal para o período. O índice de número de empregados também ficou abaixo de 50, indicando uma redução mais intensa que no mês anterior.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou uma queda de 71% para 70% em novembro, confirmando a menor atividade industrial em comparação com outubro. O índice relativo à UCI usual fechou em 42,8 pontos, evidenciando uma utilização inferior à média histórica para o mês.

Apesar da redução na produção, a pesquisa aponta um aumento nos estoques de produtos finais em novembro, limitando o processo de escoamento do excesso. A evolução mensal dos estoques atingiu 52,7 pontos, indicando um acúmulo de produtos indesejados.

A pesquisa revela também que, apesar de uma leve melhora, os empresários gaúchos permanecem pessimistas. Os índices de expectativas, embora tenham crescido ante novembro, continuam abaixo dos 50 pontos, indicando que o pessimismo persiste, apesar de ter diminuído.

No tocante aos investimentos, a intenção de investir na indústria gaúcha subiu de 51,1 para 53,8 pontos em dezembro, ainda abaixo dos patamares históricos. Cerca de 57,4% das empresas consultadas mostraram pretensão de investir no primeiro semestre de 2024, indicando uma disposição moderada, porém distante dos anos anteriores.

Com 188 empresas consultadas, a pesquisa abrange diferentes portes, sendo 45 pequenas, 65 médias e 78 grandes. O cenário desafiador sinaliza a necessidade de medidas estratégicas para impulsionar a recuperação econômica no setor industrial gaúcho.


Comments


bottom of page