top of page

Desaprovação do governo Lula é de 57%, aponta pesquisa Quaest; índice é o pior do mandato

A pesquisa Quaest divulgada em 4 de junho revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu o maior índice de desaprovação de seu terceiro mandato, com 57% dos entrevistados reprovando a gestão, contra 40% de aprovação e 3% que não souberam ou não responderam. Os números mantêm-se dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior (abril), quando a desaprovação era de 56% e a aprovação, 41%.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 29 de maio e 1º de junho, e tem margem de erro de até dois pontos percentuais.

Grupos com maior rejeição: evangélicos (66%), moradores do Sudeste (64%) e pessoas com renda acima de cinco salários mínimos (61%).Maiores índices de aprovação: população do Nordeste (54%), pessoas com 60 anos ou mais (52%) e população preta (52%).

Entre católicos, pela primeira vez, a desaprovação (53%) superou a aprovação (45%). Já entre os evangélicos, houve leve melhora: desaprovação caiu de 67% para 66%, e aprovação subiu de 29% para 30%.

Regionalmente, o Nordeste e o Sul mostraram pequena melhora na avaliação de Lula, enquanto Sudeste e Centro-Oeste/Norte registraram aumento na desaprovação.

Quanto à raça/cor, a aprovação subiu entre a população preta (de 48% para 52%), mas caiu entre pardos (45% para 40%) e brancos (36% para 37%, embora a desaprovação tenha subido para 62%).

Na faixa etária, Lula é melhor avaliado entre idosos (60+), com 52% de aprovação. Já entre jovens (16 a 34 anos), a desaprovação ainda é alta (60%), embora tenha recuado.

Sobre a escolaridade, há empate técnico entre os que estudaram até o Ensino Fundamental (50% aprovam, 47% desaprovam). Entre quem tem Ensino Médio ou Superior, prevalece a desaprovação.

Por renda, a aprovação é equilibrada entre os que ganham até dois salários mínimos (50% aprovam). Já nas faixas mais altas, a desaprovação continua predominando, embora com leve recuo em relação a abril.


ree

 
 
 

Comentários


image.png
bottom of page