top of page

Dia Mundial da Visão: miopia atinge 59 milhões de brasileiros


Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia Mundial da Visão. Criada pela Organização Mundial da Saúde, a data chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual.


Estudos apontam que quase todas as pessoas no planeta terão problemas de saúde ocular durante a vida. Entre os problemas mais comuns está a miopia, condição que causa visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo.


Em entrevista à Uirapuru, o Dr. Wagner Schneider, oftalmologista e integrante do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, explicou que além da pré-disposição genética, o que causa a miopia é o aumento das atividades pra perto, ou seja, longas horas de leitura pelo celular, computador e livros.


Isso preocupa os médicos, pois durante o período pandêmico as pessoas se expuseram menos ao sol e mais as telas de celular, tabletes e computadores. O que pode ter causado aumento da miopia durante a pandemia.


A condição se desenvolve geralmente entre os dos 8 aos 14 anos podendo progredir até os 20 a 25 anos de idade.


Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com essa condição no Brasil, mais de 25% da população. Em todo o mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões.


fonte: Radio Uirapuru

Comments


bottom of page