Dicas de Saúde Mental Para o Momento Atual

#PortalEstaEmTudo

@Assessoria Prefeirura de NMT


Em tempos complicados como o que estamos passando, em função do novo vírus COVID-19 (Corona Vírus), é importante mantermos nossa saúde física e mental, pensando nisso, abaixo são listadas algumas formas de manter-se bem. Não esqueça, não há necessidade de pânico, proteja-se e mantenha seu bem estar e autocuidado.


CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO


Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incerteza e eleva as preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas em casa ou na internet que gerem bem estar. Filtre a qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas.


CUIDE DO SEU CORPO


Tente praticar exercícios e alimentar-se de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento, além de evitar o abuso de álcool ou drogas. Essas práticas fazem a diferença na saúde física e mental.


FAÇA COISAS QUE GOSTA


Ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro esquecido ou assistir aquela série que te recomendaram, aproveite o tempo disponível para isso.


PRATIQUE RESILIÊNCIA


Tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Descubra qual o seu melhor jeito de passar por tudo isso e lembre-se que isso não durará para sempre.


APROVEITE PARA COLOCAR AS COISAS EM ORDEM


Sabe aquela arrumação do armário, de arquivos e fotos do computador, de emails da caixa postal ou cuidar das plantas da casa? Aproveite o tempo e faça as coisas que possam ocupar e relaxar a mente.


TENTE ESTABELECER UMA ROTINA


Tente fazer as coisas nos mesmos horários, criando uma rotina de trabalho e autocuidado, isso ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo.


CONECTE-SE COM PESSOAS


Tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas online e interagir com as que estão na sua casa. Seja para falar sobre o trabalho, estudos ou como está se sentindo. Não se isole!


NÃO PARE SEU TRATAMENTO


É normal sentir-se nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber piora dos sintomas.


PEÇA AJUDA SE PRECISAR


Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, deprimido ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure auxílio, não esqueça do CVV (188).


Fonte: Instituto Vita Alere (vitaalere.com.br)


5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png