top of page

Dra Carlene Kok: Têm problemas de circulação e vai viajar. E agora?

Ficar com as pernas paradas em uma mesma posição dificulta a circulação sanguínea e pode provocar desde inchaço até casos mais graves como trombose venosa profunda.


Dores nas panturrilhas, vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura no local e diferenças no tamanho das pernas são alertas. Por isso, as pessoas devem ficar atentas aos sinais durante uma viagem.


Em trajetos demorados de avião ou ônibus, por exemplo, aumenta a dificuldade do sangue da perna retornar ao coração. A principal preocupação é a formação de coágulos no sangue que podem causar trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.


Deixo aqui algumas dicas para quem for viajar:


🔹Beba água para se manter hidratado e descarte o consumo de álcool 🔹Faça exercícios: com os calcanhares apoiados no chão, eleve a ponta dos pés de 10 a 15 vezes seguidas a cada uma hora. 🔹Quando estiver sentado, eleve as pernas por alguns minutos. 🔹Faça pequenas caminhadas. 🔹Use roupas confortáveis.

É indispensável conversar com o seu médico para receber uma avaliação completa, inclusive, para saber se você tem ou não indicação para uso de medicamentos ou de meias de compressão elástica para viagens longas.

Mais informações, em Não-Me-Toque, Dr. Carlene Kok, junto ao Centro Clínico. Telefone 54 3332 1055.

bottom of page