Dra Carlene Kok: você conhece a Síndrome de Quebra-Nozes?

A síndrome de Nutcracker, também conhecida como síndrome de quebra-nozes, é causada pela compressão da veia renal esquerda pela aorta abdominal e pela artéria mesentérica superior. O nome é dado em alusão à artéria “esmagar” a veia renal como um quebrador de nozes.

O resultado é um aumento da pressão na veia renal esquerda, sendo que a obstrução dessa veia pode causar varizes pélvicas na mulher e varicocele no homem. Além dos sintomas da síndrome de congestão pélvica, quem sofre com o quadro também pode apresentar dores nos flancos, fadiga e cansaço e perda de sangue na urina (hematúria).

O diagnóstico pode ser feito por diferentes meios: ultrassom doppler, tomografia computadorizada, ressonância magnética, flebografia (contraste injetado nas veias renais) e aferição da pressão na veia renal e veia cava inferior. Os exames combinados levam a um diagnóstico preciso.

Muitos tratamentos já estão disponíveis, incluindo técnicas endovasculares com uso de stents. Em caso de sintomas, consulte um cirurgião vascular!



5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png