Drogômetro, taxas, CNH, educação para o trânsito e multas: o que pensa o novo diretor do Detran

@ Gabriel Jacobsen/Gaúcha ZH

#PortalEstaEmTudo


O novo diretor-geral do Detran do Rio Grande do Sul, defendeu, nesta sexta-feira (1º), que a gestão do órgão será mais preocupada em ampliar a educação para o trânsito do que com a punição de infratores. Enio Bacci, ex-deputado estadual, que foi nomeado pelo governador Eduardo Leite nesta sexta (1º) para o cargo, também defende atenção do Detran à preparação dos motoristas.

— Deve ser uma gestão mais preocupada em dar ao Detran educação para o trânsito do que exclusivamente punição e multas. O Detran precisa viabilizar o seu foco para preparar o motorista, o pedestre, o ciclista, enfim, educar para salvar vidas — disse Bacci.


O novo gestor do departamento também acredita na ampliação da fiscalização por meio das operações Balada Segura, prometendo solicitar, ao governo federal, a autorização para que o Detran possa utilizar o drogômetro – equipamento que identifica o uso de drogas por motoristas. Atualmente, as fiscalizações acontecem com bafômetro – equipamento que detecta a presença de álcool no sangue. O entorpecente utilizado por motoristas que mais preocupa Bacci é a cocaína:


— A ideia é intensificar as ações, mas com uma pequena mudança. Precisamos incluir na Balada Segura o drogômetro. Mas dependemos de Brasília. O pedido já está em Brasília há mais de dois anos. Não é justo alguém, mesmo tendo usado cocaína, ser abordado e passar pela blitz porque não consumiu álcool. Há muitas drogas que preocupam, inclusive o rebite (substâncias com anfetamina usadas por caminhoneiros para permanecer acordados). Agora, a droga que tem crescido e tem efeito devastador é a cocaína.


Sobre as taxas cobradas pelo Detran, Bacci avaliou que os valores têm crescido de forma “assustadora”. Contudo, ele disse não ser possível, neste primeiro momento, garantir que haverá redução. Uma das ideias do novo diretor é criar o parcelamento de multas.


— Vamos trabalhar isso como postura de governo. A nossa intenção é buscar melhorias inclusive em eventual redução de gastos, não só na implantação, mas no recolhimento de multa. Achamos que é possível parcelar o pagamento de multas e uma série de outros pontos que podem aliviar o peso no bolso do consumidor. Temos como analisar (os valores), mas não posso dizer que dá para baixar as taxas. Sem dúvida vou olhar com toda a atenção, porque realmente a questão (das taxas) vem num crescente assustador — avaliou.


Desde fevereiro, os motoristas gaúchos podem pagar parceladamente o valor das multas de trânsito, no cartão de crédito. A alternativa é vinculada ao pagamento de juro, taxas e encargos.


Especificamente sobre os custos envolvidos para obtenção, no Rio Grande do Sul, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Bacci propõe que o debate gire em torno dos itens usados pelos avaliadores nas provas de direção. Segundo ele, como o índice de reprovação é elevado, muitos motoristas têm custos ainda mais altos para obter a CNH.


— Muita questão de valores não depende mais de nós, porque vem de longe. Agora, sem dúvida podemos tratar da questão da aprovação de motoristas. Temos um índice de mais de 60% de motoristas reprovados no primeiro exame. Isso leva os motoristas, na busca da primeira carteira, a gastar mais. Queremos, em diálogo com Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), avaliar os itens que são levados em conta na aprovação do motorista — pontuou.


Bacci foi secretário da Segurança Pública do Estado por menos de quatro meses, no início do governo Yeda Crusius (PSDB). Advogado criminalista, é ex-deputado federal e estadual. Nas eleições de 2018, não conseguiu se reeleger para a Assembleia Legislativa. Ao final de seu último mandato, deixou o PDT para ingressar no PTB – partido do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Jr. O Detran é ligado à pasta. O ato para a nova filiação partidária deve ocorrer nas próximas semanas.


5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png