Eclipse lunar total poderá ser visto no RS na sexta-feira

@Gaúcha ZH


Na próxima sexta-feira (27), os gaúchos poderão acompanhar no céu do Estado o eclipse total da Lua, fenômeno em que a Terra ficará entre o satélite e o Sol. Devido a esse alinhamento, a sombra do nosso planeta encobrirá a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A sua tonalidade dependerá da incidência de nuvens e poluição atmosférica no local de visão do espectador.

De acordo com o físico do Observatório Astronômico da UFRGS Claudio Miguel de Vilacqua, o espetáculo terá início às 17h46min em Porto Alegre — podendo variar conforme a região do RS — e perdurará em sua totalidade até por volta de 18h13min. A partir desse horário, o satélite gradualmente vai ficando iluminado, retomando sua cor tradicional, em processo que passará por um eclipse parcial e desembocará na iluminação totalmente livre de sobreposições — estado que deve ser alcançado às 19h19min.

O físico afirma que o fenômeno poderá ser acompanhado a olho nu, sem necessidade de instrumentos, e alerta que os espectadores devem se voltar a leste e escolher bem os pontos de observação:


— Tem de ir para um lugar com mais horizonte possível, não pode ficar atrás de prédios, morros. Tu tens de ver em locais com um horizonte maior.

Considerado comum, o fenômeno também poderá ser observado em outros continentes, caso da Europa e da África.


— Nós temos eclipses, em média, a cada dois anos, dois anos e meio. A questão é onde que a gente está posicionado. Às vezes, tem eclipse total do Sol que só se vê na Antártida — explica Claudio Miguel.

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png