Economia: cenário é positivo, segundo consultor

O ano de 2019 inicia com a esperança de mudanças que levem o Brasil a retomar o crescimento econômico, beneficiando todos os setores. A confiança do mercado no novo governo já influenciou o câmbio, com valorização do Real frente ao Dólar na primeira quinzena de janeiro. Mas uma estabilidade mais significativa vai depender da implantação das reformas tributária e da previdência.


Na opinião do doutor em economia Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, há um otimismo do mercado em relação às medidas que estão sendo adotadas pelo novo governo brasileiro e a tendência é que também o agronegócio seja beneficiado. Em entrevista ao Jornal da Cotrijal ele avalia o ano de 2018 e traça um cenário positivo para 2019.


Jornal da Cotrijal: O otimismo do mercado é justificável?

Mendonça de Barros: Realmente, o cenário é bastante positivo do ponto de vista macroeconômico. Fechamos 2018 com inflação baixa, de 3,75%, e com expectativa de 4% em 2019. Esse índice está bem abaixo da meta do Banco Central, que é de 4,5%. Isso deve permitir ao Banco Central manter a taxa de juros ao redor de 6,5%. Esse ponto é muito relevante para trazer de volta os investimentos. Juro baixo faz o consumidor e o empresário mais otimistas. Tivemos boas notícias também em relação aos empregos, com incremento considerável nesses últimos meses. Não podemos esquecer que foi aprovada a adição de biodiesel a gasolina, o que vai exigir um esmagamento adicional de soja.



Texto: Jornalista Mariliane Cassel /Assessoria de Imprensa da Cotrijal

5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png