Eleições da OAB/RS acontecem nesta segunda-feira (22) em todo o Estado

#PortalEstaEmTudo


A OAB do Rio Grande do Sul realiza nesta segunda-feira (22), das 8h às 18h, as eleições das diretorias e conselhos da Seccional e das subseções. O pleito, em formato on-line, preencherá cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais para o triênio 2022-2024.


As eleições acontecem pela primeira vez na história da instituição no formato on-line. Os eleitores poderão votar através de smartphone, computador ou tablet. A Ordem também oferecerá a alternativa de voto presencial em 150 seções eleitorais espalhadas por subseções de todo o Estado.


Nas subseções, os locais de votação serão junto às suas sedes ou salas. Como forma de facilitar o processo, o eleitor não precisa obrigatoriamente votar na subseção que está inscrito, podendo votar em qualquer seção eleitoral do RS.


Duas chapas concorrem ao Conselho Seccional: o grupo “OAB MAIS”, chapa da situação encabeçada por Leonardo Lamachia, e a “SOMOS TOD@S OAB – MUDA OAB/RS”, liderada por Paulo Torelly, da oposição. As chapas das subseções que disputam o pleito podem ser encontradas aqui.


Vale lembrar que o voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB/RS, sob pena de multa equivalente ao valor de 20% da anuidade. Os ausentes terão prazo de 30 dias para apresentar justificativa por escrito, que será apreciada pela Diretoria do Conselho Seccional.