top of page

Em ato político, Bibo Nunes protocola pedido de impeachment contra Gilmar Mendes


Na tarde desta quarta-feira (03), o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), em um ato político firme e de resistência institucional, protocolou no Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O parlamentar acusa o ministro de proferir decisão em causa própria, ao julgar que somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode apresentar denúncia contra ministros do STF por crimes de responsabilidade — o que impede que qualquer cidadão protocole pedidos formais, como previsto anteriormente.


Segundo Bibo Nunes, ao tomar tal decisão, Gilmar Mendes blindou a si mesmo e aos demais ministros, concentrando excessivo poder nas mãos do procurador-geral da República — cargo indicado pelo chefe do Executivo —, promovendo, na visão do deputado, uma grave violação ao equilíbrio entre os Poderes.


O parlamentar também critica outro ponto da decisão: o ministro determinou que nenhum integrante da Corte poderá ser afastado em decorrência da instauração de processo de impeachment, além de não poder sofrer descontos de um terço dos vencimentos durante o procedimento. Para Bibo Nunes, isso reforça o caráter de “julgamento em benefício próprio”, algo inadmissível em um Estado Democrático de Direito.


“Se Gilmar Mendes tem medo de ser impeachado, ele verá seu medo se tornar realidade”, afirmou o deputado, destacando que continuará atuando para garantir que nenhum ministro esteja acima da lei ou das instituições democráticas.

ree

 
 
 

Comentários


image.png
bottom of page