top of page

Em trote solidário, alunos da UPF têm cabelos cortados por crianças e adolescentes com câncer

@Gaúcha ZH/ Fabio Lehmen


Quarenta calouros da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, na tarde de terça-feira (31), do Trote do Bem, evento realizado junto aos pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo, na cidade do Norte. As crianças e os adolescentes internados rasparam a cabeça dos alunos e cortaram uma mecha de 15 centímetros das alunas, para a doação de cabelos.

A iniciativa tem como objetivo a integração entre estudantes, profissionais e pacientes em tratamento contra o câncer, além de proporcionar aos calouros um primeiro contato com o ambiente hospitalar e promover a solidariedade. 


Devido ao tratamento, os pacientes com câncer tem suas células capilares prejudicadas. Por isso, perdem os cabelos com o passar o tempo. Com a doação, o trote também serve para recuperar a autoestima das crianças e dos adolescentes afetados pela doença.


Jéssica Wojnar, 17 anos, foi diagnosticada com neuroblastoma e começou o tratamento no início do ano. Segundo ela, ver os calouros sentados e deixando seus cabelos de lado foi uma prova de empatia.

— Vemos eles passando pelas mesmas sensações que sentimos quando cortamos nossos cabelos. É como se perdêssemos uma parte do nosso corpo — disse a adolescente. 


Para o calouro Marcelo Pegoraro, a experiência foi importante para esquecer os momentos de tensão vividos durante  o cursinho e, finalmente, ter um primeiro contato com a sua futura área de atuação. A aluna Júlia Roberta Dranzansin destacou:


— Estou me libertando de uma coisa que para eles era muito necessária. Às vezes,somos muito apegados ao cabelo e a coisas materiais, mas isso não é importante.


— Para o futuro profissional, isso é muito importante. Eles já começam a ter e a criar essa empatia com os pacientes — afirmou o coordenador do Centro Oncológico, Pablo Santiago.

bottom of page