top of page

Engenheira Ambiental Elisa Schuster realiza mapeamento das nascentes de Não-Me-Toque

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a falta de água e às vezes sobre o excesso. Tem sido noticiado que a água está acabando em muitos lugares, parte disso devido a concentração de muitas pessoas em grandes cidades, mas em nosso município pouco se ouve falar sobre o assunto, por este motivo, é preciso ter consciência e saber preservar as nossas nascentes.


Elisa Schuster é Engenheira Ambiental e realizou o mapeamento das nascentes de Não-Me-Toque no trabalho de conclusão de sua especialização. A engenheira contou ao PortalNMT que identificou dezessete nascentes no município, e que destas, sete estão aterradas e apenas duas encontram-se em bom estado.


Para fazer a classificação das nascentes, Elisa colou-as em ordem numérica e definiu uma legenda com cores que definem a qualidade da nascente (confira o mapa abaixo). Também foi levado em consideração a qualidade da vegetação no entorno da nascente, verificando também se a água apresenta espumas ou indícios da presença de esgotos, tudo para coletar o maior número possível de dados e definir a qualidade da nascente.


A água é o bem mais precioso que a natureza possui, fonte de vida e de extrema importância para a sobrevivência humana. Manter as nascentes em bom estado, é sinal de terra fértil, de recarga hídrica para propriedades rurais e para uso familiar. Elisa destaca que é muito importante fazer o descarte do esgoto corretamente e não depositar lixos em locais indevidos, pois estes feitos poderão ajudar a manter o bom estado das nascentes, preservando assim a qualidade do nosso ecossistema.


Confira abaixo o mapa das nascentes de Não-Me-Toque.



bottom of page