Enquanto aguarda decisão do Governo Estadual, Executivo trata de medidas para combater a pandemia

O Prefeito Gilson dos Santos (Maninho), o vice-prefeito Gilson L. Trennepohl, o presidente da ACINT, secretários municipais e membros do COE (Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus), reuniram-se no Plenário da Câmara de Vereadores, no início da tarde destá segunda-feira (22), para tratar das formas de lidar com a atual situação do município em meio a pandemia.


O Poder Executivo de Não-Me-Toque solicitou para a FAMURS, COMAJA e AMAJA, para que seja feita a cogestão com o Governo do Estado, desta forma, o município poderá operar com o protocolo de bandeira vermelha, definindo através de decretos municipais, quais serão as restrições e penalidades aplicadas a quem descumprir o protocolo de distanciamento ou fizer aglomerações.


O Poder Executivo de Não-Me-Toque, juntamente com a ACINT, trabalham para evitar que ocorra o fechamento do comércio no município. A Prefeitura já possui minutas de Decretos, aguardando ainda a ordem Estadual.


Visando diminuir as aglomerações, um decreto com aplicação de multa para quem descumprir as regras que visam restringir a pandemia será implantado pelo município.

Além disso, o Executivo e a Secretária de Saúde buscam a ampliação dos leitos disponíveis no Hospital Alto Jacuí e também diminuir a demanda não emergencial da ala Covid, possibilitando que a área responsável pelo tratamento de urgência e emergência do coronavírus, faça um atendimento mais detalhado, garantindo mais agilidade e segurança para o paciente atendido.


Para que seja possível aliviar e melhorar o atendimento da ala covid, a base deverá ser fortalecida, por isso, o município ampliará o atendimento da Unidade Sentinela, o município fará a aquisição de testes antígenos, onde o resultado sai em 15 minutos, tais testes serão aplicados apenas na Unidade Sentinela, onde o munícipe aguarda o resultado, caso seja negativo, poderá retornar às atividades normalmente, caso positive, sairá de lá com a prescrição média e a ordem de isolamento, evitando que contamine mais pessoas por aguardar vários dias até a chegada do resultado. O Horário de atendimento da unidade sentinela será ampliado e o quadro de profissionais para atendimento será ampliado.


No prédio da Prefeitura, a administração ampliará o horário de atendimento, para que não haja aglomeração de pessoas no local.


A consciência de cada não-me-toquense é de extrema importância neste momento, evitar aglomerações, sair apenas quando realmente for necessário, usar máscaras e álcool gel, são pequenas atitudes que poderão salvar a vida de inúmeras pessoas.


Não-Me-Toque aguarda ainda a confirmação do Governo do Estado sobre qual será o protocolo que poderá adotar e se a solicitação do município será levada em consideração. Após a definição do Estado, uma reunião será realizada para tratar sobre as ampliações dos serviços e como seguir o protocolo.


ASCOM | Stefano Santos



5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png