Eraldo Wilges e Arthur Freitag conquistam pódio na Rústica Lutimar Paes, em Cruz Alta

#PortalEstáemTudo

Cruz Alta sediou na manhã deste domingo (26), a Rústica Lutimar Paes. A Rústica contou com quatro categorias distintas, tanto no masculino, como no feminino: pessoa com deficiência (PCD) prova de 800 metros, estudantil infantil prova de 800 metros, estudantil adolescente prova de 2km e adulto prova de 7km.


A largada foi em frente ao Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa e a chegada em frente à Prefeitura Municipal. O trajeto passou por diversos pontos de Cruz Alta, como a Lenda da Panelinha, EASA, Estádio da Taba Índia, Igreja da Matriz, Estátua Erico Verissimo e Santuário de Nossa Senhora de Fátima.


O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Coordenadoria de Cultura, Turismo, Artes e Eventos e contou com o apoio do vereador Zeca Amaral, o qual apresentou o Projeto de Indicação 76/2021 para propor a Rústica em homenagem ao atleta olímpico Lutimar.


GRUPO DE CORRIDA LF ACADEMIA E PERSONAL


O Grupo de Corrida LF Academia e Personal esteve representado pelos atletas Eraldo Wilges e Arthur Freitag.


Eraldo conquistou o 1º lugar na categoria Masculino, 25 a 29 anos e o 3º lugar na categoria Geral. Distância percorrida: 7,3Km; Tempo: 28'42''. Velocidade média: 15,26km/h. Pace: 3:55 min/km.


Arthur conquistou o 3º lugar na categoria Masculino, 20 a 24 anos. Distância percorrida: 7,3Km; Tempo: 34'16'. Velocidade média: 12,78km/h. Pace: 4:41 min/km.



LUTIMAR, O HOMENAGEADO


Depois de correr nas principais pistas do mundo, Lutimar falou sobre a possibilidade de correr na Cidade Natal, onde iniciou sua trajetória. “É uma alegria porque sempre foi um sonho ter uma Rústica na minha cidade com o meu nome. Agradeço a todos os envolvidos na organização, pois sei que o povo cruz-altense sempre quis me ver em atividade em Cruz Alta, onde dei os primeiros passos no atletismo. Certeza de que vai ser uma festa maravilhosa e que possamos promover a saúde e o esporte”, comenta.


Especialista nas provas de 800 e 1500 metros, Lutimar já disputou e venceu provas Estaduais, Campeonatos Brasileiros, Troféu Brasil, Jogos Sul-Americanos, Campeonato Ibero-Americano, Jogos Mundiais Militares, Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, além de ter representando o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e Paralimpíadas de Tóquio, esta, como corredor guia.


Paes iniciou em um projeto social na Escola Professora Maria Bandarra Westphalen. Atleta profissional há mais de dez anos, foi revelado pelo professor Edi Barbosa e já competiu em mais de 50 países por diferentes competições e escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Recentemente, o corredor foi reconhecido como um dos 10 melhores atletas sul- americanos de todos os tempos em razão da marca de 1:45.32 obtida nos 800 metros.



Com informações: Grupo Pilau