Falta de sinal de celular em NMT incomoda clientes

#PortalEstaEmTudo

@ Soluções Porto Seguro


Quem em Não-Me-Toque nunca passou por uma situação em que o celular estava sem sinal justamente quando ele era mais necessário?


De modo geral, há dois motivos que afetam principalmente o sinal de um celular: grande distância da torre de telefonia e obstruções causadoras de interferência. Como a cobertura das operadoras é baseada em uma série de torres de telefonia celular colocadas em posições estratégicas, o ideal é que seu celular se conecte automaticamente, de torre em torre, ao sinal fornecido. À medida que o usuário se aproxima dos limites da cobertura de telefonia, ou seja, onde não há mais torres de celular, o sinal enfraquece de maneira gradual, até desaparecer.


Além disso, qualquer obstrução física entre a torre de celular e o seu dispositivo também gera interferência no sinal — o que explica aquele ponto no meio da cidade, dentro da área de cobertura, em que você não consegue sinal de jeito nenhum. Isso é o que chamamos de sombra de telefonia.

Você tem um smartphone em mãos? Saiba que existem aplicativos que facilitam a localização das torres de celular mais próximas, indicando os melhores pontos de cobertura de sinal da sua operadora. Para Android, uma das apostas é o aplicativo gratuito Open Signal Maps, que verifica, a partir da sua localização, todas as coberturas de operadoras disponíveis com variação em tempo real e opções para teste de conexão. Para iOS, a alternativa é o aplicativo Cobertura, que executa basicamente as mesmas funções, permitindo ainda que se pesquise a disponibilidade de sinal de um endereço específico.