Farsul completa 92 anos


Nesta sexta-feira (24), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul chega aos 92 anos. Mas, a história da Farsul antecede o 24 de maio de 1927. Já em 1898 surgia a Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul, primeira agremiação ruralista. Em 1905 a ideia de unir as associações existentes no estado por meio de uma federação ganhava forma, que foi concretizada em 1909 com a Federação das Associações do Rio Grande do Sul.


Após uma série de fusões e extinções de entidades, é criada a Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul (FAR), primeiro nome da Farsul. A fundação aconteceu na sessão inaugural do 2º Congresso Rural. A proposta foi aprovada por aclamação pelos representantes das 26 associações presentes. O presidente do Rio Grande do Sul na época, Antônio Borges de Medeiros, comandou o encontro.


Foi durante seu discurso que ele conclamou a união dos produtores: “Associai-vos, organizai uma direção central, criai os mecanismos necessários à defesa de vossa indústria. Individualmente e isolados continuareis a ser fracos e impotentes, mas organizados e unidos pela solidariedade e cooperação sereis uma força invencível”.


Desde então a Federação vem trabalhando na defesa e representatividade do produtor rural do Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos foram diversas ações na garantia ao direito à propriedade, crédito e seguro rural, sanidade animal, renegociações de dívidas entre outros temas que permanecem na pauta da entidade. A segurança para que o produtor possa realizar seu trabalho, garantindo seu sustento e de sua família e o crescimento do estado e do país é a pauta diária do trabalho dos dirigentes e colaboradores da Farsul.


E é esse posicionamento unido a incansável disposição de lutar pelo setor que garantiram à Farsul reconhecimento, protagonismo e respeito no cenário nacional ao longo das décadas, num processo de crescimento constante. É olhando para trás, com o respeito e reconhecimento a história desses grandes personagens, que nos inspiramos para dar continuidade a esse trabalho que temos orgulho de fazer parte.