Frei Laerte Reis: Viver bem para morrer tranquilo
- Jornalismo Portal NMT

- 8 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Diante do mistério da morte, especialmente a partir da dor da "perda" de um ente querido, sempre vem à tona o questionamento sobre a vontade de Deus. Se tudo o que acontece é com o consentimento de Deus, por que Ele não impede a morte de alguém?
No Pai Nosso aprendemos a rezar: "Seja feita a vossa vontade". Então, porque a morte não é a vontade de Deus? Se Deus é tão bom, por que não impede o sofrimento, a dor, as doenças e a morte? Pois é, ai nós nos tornamos egoístas. Tente responder, serenamente, a cada uma dessas perguntas, esse pode ser um segredo para curar os traumas da morte.
Só existe uma coisa que podemos fazer pelos nossos falecidos: oração! Seja pessoal, comunitária, litúrgica, na Igreja ou no cemitério.
A oração pelos mortos, além de ser uma solidariedade afetiva, é um costume sadio e belo da grande maioria das religiões.
A morte é uma etapa da nossa existência. É preciso compreender melhor a morte e partilhar a vida. Nada dura para sempre, só a vida depois da morte é eterna. Precisamos alimentar a nossa fé. O medo da morte impede de saborear a vida e de viver bem. A fruta caída do pé da árvore morre, mas deixa suas sementes. Assim acontece conosco, jamais podemos falar de morte sem falar em ressurreição.
Texto: Frei Laerte Reis.






















Comentários