top of page

Freis Franciscanos se despedem de Não-Me-Toque


Em 14 de junho de 1918, vieram à Não-Me-Toque os dois primeiros freis franciscanos Frei Bruno Linden e Frei Boaventura Klemmer. No curato do Alto Jacuí fui criada a primeira paróquia dia 27 de fevereiro de 1919, com sede aqui na cidade.


Na época a paróquia pertencia a Diocese de Santa Maria, o bispo era Dom Miguel de Lima Valverde e fez sua primeira visita a nova Paroquia no dia 14 de março de 1919 deixando esta mensagem.


Confio esta Paróquia aos freis Franciscanos por três motivos: 1º Que os franciscanos se empenhem no bem das almas. 2º que nas escolas católicas as aulas sejam em língua vernácula, 3º os padres promovam a concórdia e a união dos espíritos.


Antes, a paróquia era chamada de Sagrado Coração de Jesus. Quando a Igreja Matriz foi concluída em 30 de outubro de 1932, na festa de Cristo Rei, foi solenemente benta pelo Bispo Dom Antônio Reis. É por isso que hoje temos a Paróquia Cristo Rei.


Depois de 101 anos da presença franciscana na cidade, chegou o momento de rumar para outros lugares. A província São Francisco de Assis do RS votou unanimemente a entrega da Paróquia por motivos de terem poucos freis para assumir o mesmo. A partir de 2020 à Paroquia será atendida por padres da Arquidiocese de Passo Fundo. Frei Laerte atual pároco pediu desligamento da ordem franciscana permanecendo apenas como Padre Laerte e não mais frei Laerte, porém, o Bispo lhe confiou a permanência como Pároco nesta paróquia de Não-Me-Toque por tempo indeterminado.


Frei Gere a partir do dia 1 de Janeiro será vigário paroquial na Paroquia Maria Auxiliadora da cidade de Progresso –RS.


Em nome de todos os franciscanos os freis que até aqui atenderam a Comunidade Católica Cristo Rei agradecem a toda população Naometoquense pelo carinho demonstrado.


bottom of page