Governo do RS anuncia fim de uso obrigatório de máscaras ao ar livre

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira (15), o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. Um decreto regulamentando a flexibilização deve ser publicado até a quarta-feira (16).


A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19, acolhendo entendimento do Comitê Científico. Ainda não há detalhes das normas que serão estabelecidas pelo governo.


Porto Alegre já havia permitido a circulação de pessoas sem máscaras em locais abertos. Desde 11 de março, foi "dispensado o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo".


Na próxima sexta (18), a prefeitura da Capital irá discutir a possibilidade de flexibilizar a norma para ambientes fechados.


A postura foi seguida por municípios e associações regionais do interior do estado. A Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) chegou a enviar um ofício ao Palácio Piratini solicitando a mudança para todas as 497 cidades gaúchas.





FONTE: G1 VIA https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/03/15/governo-do-rs-anuncia-fim-da-obrigatoriedade-do-uso-de-mascaras-ao-ar-livre.ghtml