top of page

Homens da Cotrijal ligados no Novembro Azul

@AscomCotrijal

Agora é a vez dos homens. Foi com essa motivação que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes da Cotrijal (Sede, Supermercados, Loja, Transportes e Fábrica de Rações) realizaram, nesta quinta-feira, 8/11, palestra dentro da programação do Novembro Azul. 


Como prevenir, identificar e diagnosticar o câncer de próstata e cuidar da saúde do homem foi o foco do palestrante Marcelo Yoshihara Dias. O médico apresentou números e informações sobre o câncer que mais mata homens no Brasil e no mundo. "O Novembro Azul é um apelo para que o homem olhe para a sua saúde como um todo. Assim como o câncer de próstata, há outras doenças que preocupam e que merecem a atenção do público masculino, como por exemplo os problemas cardíacos", explicou.


O médico alertou para a necessidade da prevenção ao câncer de próstata, que deve acontecer a partir dos 40 anos, com a realização do exame de PSA, e a partir dos 50 anos, com o exame do toque. "Pesquisas apontam que 25% das pessoas com PSA normal podem ter câncer, que só pode ser percebido através do toque. Por isso, a importância do exame e da opinião do especialista", observou Dias, que alerta que o paciente não sente dor na próstata, o que dificulta a identificação do problema.


Para o presidente da CIPA Sede, Tiago Mendes, é através desses eventos que a cooperativa consegue instruir os colaboradores sobre os cuidados com a saúde. "É um detalhe que pode fazer a diferença ao nosso maior patrimônio que é a vida", destacou Mendes.


GRUPOS DE MAIOR RISCO QUE DEVEM FAZER O PSA

- Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata e com esperança de vida de, pelo menos, mais 10 anos.

- Homens com 45 anos com alto risco de desenvolver câncer de próstata: afro-americanos e homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com câncer de próstata em idade precoce (menos de 65 anos de idade).

- Homens com 40 anos em risco mais elevado (aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram câncer de próstata em idade precoce).

*PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português.

bottom of page