Hospitais Notre Dame: Cuidados com a saúde mental durante a pandemia de Covid-19

#PortalEstáEmTudo



O cenário epidemiológico atual demanda cuidados essenciais para evitar a proliferação do novo coronavírus – sobre os quais já estamos devidamente orientados. Contudo, a fim de que possamos enfrentar e vencer essa guerra contra um inimigo invisível, é fundamental o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Por isso, seguem algumas dicas para você cuidar de sua saúde mental:


– Mantenha-se em contato: neste momento, o isolamento é necessário para evitarmos o contágio. No entanto, temos diversas maneiras de estar em contato. Aproveite e comunique-se com os seus. Faça videochamadas, afinal, ver o outro, ainda que pela telinha, lhe ajudará a ficar mais tranquilo.


– Conecte-se e desconecte-se: cuidado com o excesso de informações, com a enxurrada de áudios e vídeos. Prefira informações oficiais, de fontes confiáveis. Não passe o tempo todo ligado nas notícias. Escolha alguns momentos do dia para se atualizar e, depois, desconecte-se.


– Tenha uma rotina: algumas pessoas estão trabalhando em casa, outras não. Manter uma rotina favorece o sentimento de estabilidade e segurança, além de proporcionar organização. Procure manter atividades semelhantes às do dia-a-dia, como exercícios, leituras e estudos. Se possível, estabeleça alguma rotina em família.


– Seja produtivo: ocupe o seu tempo, pratique atividades físicas, leia, assista a filmes, séries e programas, faça algo que gosta, cozinhe, ouça músicas, faça algum artesanato, aproveite para organizar da sua casa. Converse sobre outros assuntos, jogue, brinque, divirta-se.


– Descanse: durma um pouco mais, relaxe e deixe as preocupações de lado. Neste momento, poucas coisas podem ser resolvidas. O excesso de preocupação e o estresse afetam o sistema imunológico, deixando você mais suscetível ao vírus. Em breve, tudo vai passar e esse momento de ócio vai lhe ajudar a encontrar soluções.


– Alimente-se bem: manter uma alimentação equilibrada é essencial.


– Cuide de você: tire um tempo para fazer algo que você gostaria de fazer, mas que não tinha tempo antes – desde que não precise sair de casa.


– Medite: é importante que você cuide do seu lado espiritual. Pratique atividades que fortaleçam o seu eu.


– Controle apenas o que você pode: nem tudo está sob o seu controle, então, não gaste energia com o que você não pode mudar.


– Aproveite as oportunidades: faça cursos on-line, estude e, quem sabe, pense em um novo projeto.


– Seja positivo: temos a tendência de focar no problema, na dificuldade, e isso prejudica o sentimento de esperança, que é muito importante para passarmos por essa crise. Tenha pensamentos positivos, falas otimistas e olhe para a frente.


O momento é de angústia, pois requer mudanças no nosso dia-a-dia, mas vamos aproveitar essa oportunidade para cuidar de nossa saúde mental e tirar dele os aprendizados e as oportunidades necessárias. Essa é apenas uma fase: com conscientização, cuidado, otimismo e coragem, em breve tudo voltará ao normal.


Por: Graziele T. Goedel – Psicóloga Organizacional dos Hospitais Notre Dame.




Contato Hospital Júlia Billiart

Endereço: Rua Cel. Alberto Schmidt, 515

Não-Me-Toque/RS

Tel.: (54) 3320-0100


Contato Hospital São Sebastião

Endereço: Rua Pe. Réus, 80

Espumoso/RS

Tel.: (54) 3383-4200