top of page

Jovens lançam campanha para garantir conectividade no campo


Jonas Graeff, Eduarda Cortinove Testa, Gildriane Álvila da Silva e Priscila Lazzaretti moram em comunidades rurais e nesta quarta-feira (30/9) foram os protagonistas do lançamento da Campanha Rural Conectado, durante a programação da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) na Expointer Digital. O evento contou com a participação do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, do secretário da Seapdr, Covatti Filho, e da coordenadora Geral de Cidadania da Secretaria Nacional da Juventude, Luciana Alves de Lima. A transmissão virtual foi mediada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar em Barão do Triunfo, Edgar Machado.


O projeto surgiu da necessidade de internet de qualidade no meio rural. Os jovens divulgaram a campanha em redes sociais e ainda produziram um jingle e um vídeo.

Jonas contou que o aplicativo WhatsApp foi a solução encontrada para vender os alimentos produzidos pela família diretamente ao consumidor:


“Realizávamos quatro feiras por semana e vendíamos para a alimentação escolar em Ivoti. Quando veio a pandemia, tudo parou. Então fizemos uma mensagem no celular para explicar a situação e espalhamos para nossos contatos no WhatsApp e, então, começamos a vender ao consumidor”, explica o jovem.


Durante a transmissão, o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, afirmou que um dos grandes problemas para que os jovens permaneçam ou retornem ao meio rural é a conectividade. O secretário Covatti Filho achou a proposta fantástica e prometeu, além de dar apoio, buscar recursos. “Meu compromisso é levar a conectividade a todos os cantos do nosso Estado, em benefício da agricultura gaúcha”.


A coordenadora geral de Cidadania da Secretaria Nacional da Juventude, Luciana Alves de Lima, ressaltou que a problemática da sucessão familiar está ocorrendo em todo o mundo e é uma grande preocupação fazer com que o jovem permaneça na terra. “Ver jovens como vocês empreendendo na terra é motivo de muita alegria”, disse Luciana.

Texto: Carine Massierer/Ascom Emater RS-Ascar Edição: Patrícia Specht/Secom

bottom of page