Juliane Strapasson: O fortalecimento psicológico para vencer o câncer

Na reta final do outubro rosa e as vésperas do novembro azul o Portal Não-Me-Toque de Notícias buscou junto a psicóloga Juliane Strapasson um bate papo sobre o enfrentamento do câncer pelo paciente e sua família.


As manifestações emocionais mais comuns em pacientes com diagnóstico de câncer incluem a ansiedade relacionada ao tratamento, pensamentos negativos a respeito da doença, sentimentos de vulnerabilidade e dúvidas existenciais, incluindo a questão da morte. Porém segundo a psicóloga Juliane a positividade na forma de encarar o problema de saúde pode comprovadamente fortalecer o organismo para vencer o câncer.


Juliane fez questão de lembrar que a medicina avançou muito no tratamento a doenças e cada vez mais se tem recursos para combate-las e a realidade vivida no passado sobre a gravidade deste tipo de diagnóstico já não é mais a mesma da atualidade.


A força psicológica deve estar presente no grupo familiar do paciente, que deve sim repensar suas atitudes passadas, especialmente sobre hábitos de vida físicos e psicológicos , se aproximando mais uns dos outros e demonstrando importância, não exagerada, mas o suficiente para representar o sentimento e consideração que existe.


Por fim não há padrão de vitória ou de derrota para o câncer, mas há uma maneira aconselhável para enfrentar a doença e é com positividade e esperança de um tratamento de sucesso e que devolverá a vida normal ao doente e seus familiares.



5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png