top of page

Junta Militar de NMT convoca reservistas para EXAR 2019

A Junta de Serviço Militar de Não-Me-Toque torna pública a convocação de todos os ex-militares, cidadãos licenciados nos últimos cinco anos (reservistas) e dispensados em situação especial para o EXAR 2019.


Quem serviu à Marinha, ao Exército ou à Aeronáutica nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas no mês de dezembro.


Quem deverá realizar o EXAR ou EXARNET?


1. Oficiais e praças de carreira transferidos para a Reserva Remunerada; 2. Oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; 3. Oficiais e praças temporários licenciados, portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em "Situação Especial"; 4. Reservistas de 1ª e 2ª Categorias, licenciados nos últimos cinco (05) anos; e 5. Aspirantes-a-oficial R/2 concludentes de OFOR licenciados nos últimos cinco anos.


Como fazer a apresentação no EXAR?


1. Pessoalmente: no período de 9 a 16 de dezembro (de segunda a sexta-feira). 2. Pela Internet: 1º de dezembro do corrente ano a 31 de janeiro do ano seguinte, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu.

A opção pela internet deve ser feita a partir dos seguintes sítios eletrônicos:


Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano na Junta Militar, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.


bottom of page