Leite: tempo de bons negócios

#PortalEstáemTudo


"A produção de leite vive bons momentos. Com o preço em alta, é tempo de investir no aumento da produtividade para melhorar o rendimento. Os produtores que contam com o atendimento da Cotrijal estão preparados para aproveitar esse período favorável."

As novas tecnologias que têm chegado ao campo são essenciais mas, sozinhas, não resolvem. Além disso, como a evolução é rápida e as novidades chegam a toda hora, ainda é preciso saber selecionar o que realmente vai fazer a diferença no negócio.


Ricardo Wecker, de Victor Graeff. não tem dúvida de que as tecnologias facilitam identificar os gargalos da atividade. Mas sabe que não revertem em ganhos sem uma assessoria adequada, que possa ajudar na interpretação dos dados gerados. Por isso, está em contato direto com o seu veterinário, Rafael Backes, para ir ajustando os detalhes que podem melhorar o desempenho da propriedade.


O negócio é familiar e nos últimos anos vem recebendo forte investimento em todas as áreas. “Para funcionar, precisa andar bem, em tudo, tem que estar atento aos detalhes”, afirma Ricardo.


No final do ano passado, eles passaram a trabalhar com sistema compost barn. Hoje são 42 vacas em lactação, mas a ideia é chegar a 50 até o final de agosto e, mais para frente, lotar o galpão, que tem capacidade para 70 animais.


A produtividade média é de 33 litros/vaca/dia e a margem líquida varia de 15 a 20%. “Depois de vários anos de investimento em genética, hoje temos um bom plantel. Ainda há muito a melhorar, mas vamos indo aos poucos”, aponta o produtor, que entrega leite para a CCGL.


INTEGRAÇÃO DE DADOS, SOLUÇÕES CONECTADAS


A propriedade de leite gera muitos dados, desde zootécnicos, como taxa de serviço, taxa de prenhez, taxa de concepção, até contábeis, agrícolas, anotações básicas como dia do parto, nascimento, inseminações, protocolos... Hoje, conforme o coordenador do Departamento Técnico, Alan Issa Rahman, a Cotrijal procura dar atenção aos dados base. Conforme o produtor vai dominando esses dados, se avança para os detalhes.


Em sua maioria, os dados refletem o passado e auxiliam para decisões futuras. “Os dados são importantes, mas precisam ser interpretados. Nossos técnicos são altamente qualificados, pois investimos muito em treinamento, para dar todo o suporte ao produtor, auxiliando na compreensão do seu negócio como um todo e na tomada de decisão”, explica.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal