top of page

LER e DORT são as lesões que mais acometem trabalhadores no Brasil


As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) se referem a um número expressivo de doenças caracterizadas por dor difusa nos membros superiores ou inferiores. Segundo o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, as notificações desses casos cresceram 184% em um período de 10 anos, o que desperta um alerta para a saúde dos trabalhadores brasileiros.


A LER e a DORT apresentam, além da dor, sensação de cansaço, inchaço, sensação de calor e impotência funcional. O Dr. Osvandré Lech, ortopedista Chefe do Serviço de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo e do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, foi um dos primeiros especialistas do Brasil a estudar sobre o assunto. "Não se falava os termos LER e DORT no final dos anos 80. Antigamente, eram chamadas de síndrome dos digitadores, já que eles possuíam um movimento muito repetitivo que causava dor. Comecei esses estudos sobre esse assunto quando esses profissionais se permitiram discutir o alto índice de doenças que observavam entre seus colegas".


O uso excessivo e continuado de grupos musculares específicos é um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento da LER ou DORT. "Pessoas que trabalham em linhas de montagem, por exemplo, em uma fábrica onde é realizado sempre o mesmo trabalho de produção e que precisam desempenhar sempre o mesmo tipo de atividade, precisam fazer isso em uma posição que possa beneficiar o descanso destas estruturas envolvidas", destaca Lech.


Atendimento Especializado


Através do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HSVP, Passo Fundo é referência no atendimento dessas doenças. O Serviço costuma ser procurado por pacientes que possuem lesões e começam a sentir uma redução na produtividade, além do desconforto na movimentação do membro. "O tratamento é caracterizado por diferentes modalidades: pode ser com medicamentos, fisioterapia, condicionamento físico e, em casos mais raros, procedimentos cirúrgicos", conta o Dr. Osvandré Lech.


O médico ressalta também as formas de prevenção da LER e DORT. "Alguns pontos são de responsabilidade do empregador e, outros, dos empregados. As empresas devem prover um ambiente de trabalho adequado e com segurança. Já o trabalhador precisa cuidar da sua saúde, praticando atividades físicas que ajudem a exercer força muscular e alongamentos".


Preocupação com os colaboradores


Através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), o Hospital São Vicente de Paulo busca garantir para seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável e seguro, através das instruções de trabalho que visam a gestão, controle e prevenção, atendendo aos requisitos legais da saúde ocupacional, com o objetivo de promover o bem-estar de todos.

ree

 
 
 

Comentários


image.png
bottom of page