top of page

Limpeza pesada: aprenda a deixar sua casa mais limpa e cheirosa com menos esforço

Chegar em casa e encontrar tudo limpo, um ambiente perfumado e poder relaxar, é considerado uma dádiva. Depois de pronta a faxina, apreciar a casa limpinha é um momento satisfatório para muitos – mas que pode causar arrepios só de pensar no trabalho que gera.

Para piorar, com a chegada do inverno, aquela faxina pesada fica um pouco mais complicada. De tapetes a pisos, passando por sofás, o melhor a se fazer é aproveitar os meses de temperatura amena para deixar tudo pronto.

Além de conhecer alguns macetes, é fundamental contar com os produtos certos. Por isso, o Rissul preparou dicas para uma limpeza profunda dos ambientes e, para completar, ofertas especiais e produtos selecionados.

Confira as cinco dicas para garantir que a casa fique limpa e cheirosa para a chegada do inverno:

1) Organização vem antes da limpeza

Colocar tudo no seu devido lugar é uma forma de fazer uma espécie de triagem: o que precisa ser lavado, o que vai para o lixo, o que será doado, o que deve ser reciclado, etc. Por isso, antes de começar a limpeza de fato, organize os ambientes. Na hora de colocar a mão na massa, isso ajudará a economizar bastante tempo e também a otimizar o uso dos produtos.

Embalagens vazias, roupas de cama, cortinas e tapetes: tudo que vai passar por lavagem ou pode ser descartado deve ser visto nessa hora. Além disso, vale deixar todos os produtos de limpeza ao alcance, evitando idas e voltas no armário ou despensa. Seguem alguns itens que podem ser úteis, tanto para a limpeza pesada, quanto para a delicada:


  • Álcool

  • Detergente

  • Sabão neutro ou de coco

  • Limpador multiuso

  • Limpa-vidros

  • Desinfetante

  • Limpa pisos de madeira

  • Luvas de borracha

  • Panos de chão

  • Baldes

  • Esponjas

  • Bicarbonato de sódio

  • Água sanitária e demais produtos específicos de cada ambiente

2) O primeiro combate

Priorize o que está mais complicado. Começando pelos ambientes mais sujos e bagunçados, o cansaço deve chegar junto com a parte fácil do trabalho. Essa escolha, obviamente, varia de acordo com cada pessoa ou casa, mas a cozinha e o banheiro costumam ser os lugares mais indicados para esse primeiro passo. Isso porque os cômodos envolvem a limpeza de gorduras e grandes eletrodomésticos, como o fogão e a geladeira.

Para tais ambientes, existem alguns produtos-chave. Na cozinha são: álcool, sabão em barra, desinfetante, desengordurante, água sanitária, detergente e produtos multiuso.

Já no banheiro, um dos itens mais importantes para a limpeza é o desinfetante. Esse produto elimina os germes do vaso sanitário e esteriliza a região onde eles mais se proliferam. Ele deve ser utilizado junto com uma escova apropriada para esfregar toda a superfície interna do vaso. Além disso, dê sempre preferência aos desinfetantes que vêm com um bico especial para cantos de difíceis acessos. Outro item necessário é o tira-limo, indicado para a limpeza de rejuntes, pisos e azulejos, sendo um bom aliado no combate ao mofo e ao limo criados pelo calor e umidade do ambiente.

3) Tapetes e carpetes

A limpeza de carpetes consiste, basicamente, no uso de um pano úmido e um bom aspirador de pó. No entanto, evite utilizar água em excesso para impedir o surgimento de possíveis mofos. Para quem possui rinite ou outros tipos de alergia, a limpeza deve ser constante, já que o acúmulo de poeira no material tende a ser maior.

Outra opção é utilizar água morna, detergente neutro e vinagre branco. Basta diluir o detergente em um balde com água morna, depois acrescentar três xícaras de vinagre. Essa mistura deve ser aplicada sobre a parte encardida do tecido, com cuidado para não esfregar muito forte. Para retirar a mistura, utilize um pano úmido. Depois, deixe secar.

Uma receita parecida pode ser utilizada em tapetes mais felpudos mas, para que fiquem fofinhos, a dica é incluir o amaciante. Misture-o com água e detergente neutro, de modo que fique bem líquido, aplique e passe uma escova macia no tapete. Finalize com um pano úmido e deixe secar.

Outra sugestão são os produtos específicos para limpeza de tapetes, geralmente feitos com uma fórmula concentrada para remoção de sujeiras pesadas e manchas. Para apenas tirar o pó, evite usar vassoura ou outros meios de esfregar, pois a sujeira apenas muda de lugar. Utilize, de preferência, um aspirador na velocidade média.

4) Sofás

A limpeza dos estofados segue uma lógica parecida com a dos tapetes. O importante é usar os produtos certos, ter delicadeza no trato com os móveis e deixar o material secar em local arejado.

Experimente misturar 1 litro de água, 250 ml de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, 500 ml de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante de roupas. Jogue tudo isso em um borrifador e espalhe sobre a superfície do sofá – a uma distância de pelo menos 30 cm para não ficar tão molhado. Depois, basta deixar secar. O procedimento ajuda a tirar odores que são causados pela poeira, acúmulo de sujeiras, umidade e suor.

5) Pisos

Varia de acordo com o tipo escolhido para cada ambiente. Caso seja de pedra, evite produtos à base de ácidos, água sanitária ou cloro, pois eles tiram o brilho. Álcool e desinfetantes também podem deixar manchas. Em geral, o detergente neutro atende bem as necessidades da maioria das pedras, no entanto, observe sempre os rótulos e procure pelo produto ideal para o seu tipo de piso.

Já o porcelanato é fácil de limpar: depois de tirar o pó, aplique uma mistura de água com detergente neutro, usando um pano. Para secar, utilize um pano seco ou deixe o ambiente arejado.

Laminados e vinílicos reproduzem a textura da madeira, dão charme ao ambiente e também não têm muito segredo na hora de limpar. A dica é evitar ceras e polidores, que podem causar manchas. A combinação de água com detergente neutro continua funcionando bem.

Por fim, a madeira. Neste caso, é vedada a utilização de água, que pode manchar e danificar o piso. Dê preferência a vernizes, ceras, seladores e impermeabilizantes que reforcem o esplendor desse material. Para tirar a poeira, utilize vassoura de pelos, com cerdas macias.


POR GZH


Comments


bottom of page