top of page

Lula gastou mais de R$ 8,5 milhões em viagens internacionais em 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou cerca de R$ 8,5 milhões para cobrir despesas com viagens internacionais no primeiro ano do seu terceiro mandato. Os gastos, que são pagos por meio do cartão corporativo do mandatário, ocorreram ao longo de 2023, de janeiro a dezembro. As informações são do jornal Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Conforme informações do Planalto, as viagens do presidente visam recuperar a imagem do Brasil no exterior e são consideradas um “investimento”.

Em comparação com o primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, houve um aumento de 182,56% nas despesas com viagens internacionais no cartão corporativo. Os valores foram ajustados pela inflação, utilizando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No entanto, os gastos de Lula referem-se a visitas a 21 países, enquanto as despesas de Bolsonaro contemplam viagens a apenas 10 nações.

O governo Lula tem utilizado da diplomacia como meio de restabelecer laços com aliados estratégicos e fortalecer a imagem do País no exterior. O número de visitas do presidente petista a outros países superou a quantidade registrada durante todo o primeiro ano do governo de Bolsonaro.

As despesas cobertas pela Presidência da República, através do cartão de pagamentos do governo federal, abrangem serviços de apoio em solo, fornecimento de alimentação para passageiros e tripulação, bem como despesas com telefonia.



Comments


bottom of page