top of page

Lula sanciona lei que estabelece revisão anual da tabela do SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (16) o PL (Projeto de Lei) 1453, que estabelece a revisão periódica dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS (Sistema Único de Saúde). Com a medida, a tabela do SUS passa a ser revisada anualmente, sempre em dezembro.


A assinatura da sanção do projeto ocorreu em reunião fechada, no Palácio do Planalto. O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger do Nascimento Barbosa, disse ao final do encontro que a medida representa um avanço, por promover previsibilidade orçamentária. Segundo o secretário, desde 2013 a tabela não é reajustada.


¨O Ministério da Saúde está responsável para, no mês de dezembro de cada ano, poder fazer essa revisão e colocar esse reajuste em ação. Isso é algo muito importante, especialmente para o segmento das entidades filantrópicas, dos hospitais, das Santas Casas, que representam um segmento importantíssimo de assistência no SUS¨, disse.


O texto, aprovado em dezembro de 2023 pelo Senado Federal, altera a Lei Orgânica da Saúde. A proposta inicial previa uma correção baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mas a base do governo no Senado conseguiu alterar o texto para que o reajuste ocorra de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Saúde.


Segundo dados do Ministério da Saúde, a tabela do SUS descreve e prevê valores de remuneração, para cerca de 4,6 mil procedimentos médicos, de atendimentos ambulatoriais até cirurgias complexas.


FONTE: O SUL



Kommentare


bottom of page