Maior e mais brilhante superlua de 2019 ocorre nesta terça-feira

@ GaúchaZH

#PortalEstaEmTudo

Aos amantes da astronomia e admiradores da Lua, a terça-feira (19) reserva um espetáculo de encher os olhos: a maior e mais brilhante superlua de 2019. Esta é a segunda e penúltima vez em que o evento ocorrerá neste ano. Uma outra superlua pôde ser observada em 21 de janeiro, e a próxima poderá ser admirada em 19 de março.


Apesar de não ser tão incomum quanto o evento ocorrido no primeiro mês do ano, que combinava um eclipse lunar total com o fato de a Lua estar em seu ponto mais próximo da Terra, a superlua desta terça-feira (19) é igualmente imperdível. Isso porque, além de ser a maior do ano, a estimativa é de que ela só esteja ao mesmo tempo em sua fase cheia e tão próxima do nosso planeta novamente em 2026.

Nesta terça-feira (19), a Lua estará a cerca de 356 mil quilômetros da Terra quando atingir seu perigeu – momento em que o satélite fica no ponto mais próximo do planeta. Isso deve ocorrer às 7h09min (horário de Brasília) e é cerca de 7 mil quilômetros mais próximo do que a média. Ao combinar isso com o fato de que a Lua só estará completamente cheia a partir das 13h54min — aproximadamente 6 horas e 50 minutos após atingir o perigeu —, o efeito do fenômeno parecerá ainda maior ao anoitecer. 

Melhores condições para observar a superlua


A melhor maneira para conseguir contemplar o fenômeno é se deslocando para regiões afastadas das grandes cidades, longe da poluição e da luminosidade. Ir para locais onde a posição da Lua esteja o mais próximo o possível do horizonte também ajuda, já que, em pontos como este, a sensação de que o satélite é maior aumenta.


Previsão do tempo no RS é favorável?


Nem tanto. De acordo com a Somar Meteorologia, há indícios de que, nesta terça-feira (19), nuvens carregadas se formem pelo Rio Grande do Sul, dificultando a visualização do fenômeno.  A chuva também deve aparecer, de forma pontual e com baixos acumulados, mas com ocorrência de trovoadas. Em Porto Alegre, as pancadas serão de baixa intensidade. Já na fronteira com o Uruguai, a chance de chuva é menor.



5a4e2ef62da5ad73df7efe6e_edited.png
  • Instagram
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© COPYRIGHT 2019, PORTALNMT

TERMO DE USO   |  PRIVACIDADE

WhatsApp-icone.png