top of page

Menor índice de isolamento no RS é registrado em meio à ameaça de colapso na saúde



O Comitê de Dados sobre a Covid-19 do RS divulgou, na última segunda-feira, um dado alarmante sobre os percentuais de distanciamento da população.


Conforme o estudo, o estado registrou, na sexta-feira (19), o menor índice de isolamento desde o começo da pandemia. Ao passo que todas as regiões assumiam a bandeira vermelha, a taxa de isolamento ficou em apenas 28,8%.


O número foi ainda menor do que no feriado de Carnaval, em que o percentual ficou em 46%.


É considerado que uma pessoa manteve o isolamento quando ela não se deslocou durante o dia para além de um polígono de 450 metros de raio do local em que passou a noite.

Com base em dados da Organização Mundial de Saúde, o governo considera como necessário para frear o contágio por Covid-19 um isolamento mínimo de 50%, sendo que o ideal seria de 70%.


Região Passo Fundo


A região de Passo Fundo possui um isolamento médio de somente 33,3%, sendo 27,8% em dias úteis e 37,4% em fins de semana e feriados (conforme dados referentes à semana de 15 a 21 de fevereiro).


Ocupação de UTIs


O baixo distanciamento reflete na ocupação de leitos. Na manhã desta quinta-feira (25), a taxa de ocupação das UTIs no RS alcançou 90,1% – a região de Passo Fundo está em 89,9%.


O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) tem ocupação de 98,4% e o Hospital de Clínicas (HC) de 93,6%.





Com informações Diário da Manhã

bottom of page