top of page

Menores de 13 anos serão banidos do Facebook e Instagram

A partir desta semana, Facebook e Instagram vão banir com maior regularidade os perfis de usuários com menos de 13 anos, idade mínima para utilizar as redes sociais. A exigência já era uma política da empresa, mas a checagem não era tão rigorosa.

Antes, os moderadores contratados deveriam investigar as contas de menores de 13 anos apenas após denúncia específica de outro usuário sobre o desrespeito à idade mínima. Agora, os "fiscais" deverão averiguar a questão mesmo se a conta foi denunciada por outro motivo. As informações são do site TechCrunch.

Se a suspeita for confirmada, Facebook e Instagram irão bloquear o perfil e solicitar provas de que o usuário tem mais de 13 anos – como uma foto da carteira de identidade, por exemplo.


A mudança na política interna ocorre após reportagem do canal britânico Channel 4, na qual um jornalista consegue emprego como moderador do Facebook em Dublin, contratado por uma empresa terceirizada. Um colega teria orientado o novo funcionário a ignorar o fato de usuários aparentarem menos de 13 anos, a não ser que houvesse uma confissão sobre a idade abaixo da exigida.


A partir daí, o Facebook disse que iria investigar o caso em Dublin e que faria treinamentos de profissionais ao redor do mundo.

A decisão da empresa de ser mais assertiva ao suspender contas de menores de 13 anos contrasta com o lançamento, em dezembro do ano passado, de uma versão do aplicativo Messenger focada em crianças de seis a 12 anos nos Estados Unidos, Peru e México. O app dá controle para que os pais definam com quem os filhos irão conversar.

bottom of page