Mesários convocados tem até 31 de agosto para comparecer ao Cartório Eleitoral
- Jornalismo Portal NMT

- 24 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
@Gaúcha ZH

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul divulgou na última semana a lista dos mesários convocados para as eleições 2018 em Passo Fundo. Os mesários trabalharão na 33ª e 128ª zonas eleitorais e deverão comparecer no cartório até o dia 31 de agosto para retirar as convocações. As eleições deste ano serão no dia 07 de outubro.
Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e também parentes por afinidade.Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.
Caso o mesário convocado não possa comparecer, ele deverá enviar uma justificativa ao juiz eleitoral responsável até cinco dias após a convocação. Se os impedimentos surgirem depois desse prazo, haverá tolerância, quando comprovada a justificativa. Para quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data e hora marcadas, o prazo para apresentar justa causa ao juiz eleitoral será de 30 dias. Caso contrário, o mesário poderá ser multado.

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação no valor de R$ 35,00 e a dois dias de folga no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
Em Passo Fundo, os treinamentos para os presidentes e 1º mesário deverá ocorrer nos dias 10, 12, 17 e 19 de setembro no salão do júri no Fórum. O cartório eleitoral está localizado na rua Júlio de Castilhos, atrás da Escola Protásio Alves e funciona do meio dia até as 19 horas.





















Comentários