top of page

Mil bolsas de estudo da UFRGS deixam de existir

A terça-feira (7) foi marcada por protestos no campus central da UFRGS motivada pela suspensão de bolsas destinadas a alunos que exercem funções administrativas e técnicas. Com a decisão, mil bolsas simplesmente deixam de existir.


O corte das bolsas se deve a redução orçamentária prevista para este ano. Diversos alunos que dependem do auxilio de R$ 400,00 mensais estarão prejudicados, muitos deles possuem as bolsas para ajudar no custeio de transporte, moradia, alimentação ou materiais.

A universidade informou estar dialogando com o Ministério da Educação para tentar manter as bolsas e conceder novas. O valor necessário para reverter a situação não foi informado nem mesmo se outros serviços do local serão afetados.


Em janeiro, havia 833 estudantes vinculados a bolsas de aperfeiçoamento, informática, ensino-benefício, iniciação científica-benefício e extensão-benefício. Outras 160 a 170 vagas estavam disponíveis, mas eram consideradas ociosas – cabe a cada unidade decidir se vai usar as vagas ou não. O número de vagas ociosas representa hoje entre 16% a 20% do total.


A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis acredita que estes índices reduziram devido a migração para outros canais como e-mail e aplicativos de comunicação. Após o protesto a universidade não se manifestou a respeito da situação, mas uma reunião está agendada para abordar essa e outras questões.


Fonte: A folha

 
 
 

Commentaires


image.png
bottom of page