Mulheres da Cotrijal mais conscientes sobre gestão financeira


Uma noite para refletir sobre gestão financeira de forma prática e acessível, o segundo módulo do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação reuniu mais de 200 mulheres produtoras da Cotrijal nesta quarta-feira (18/9). O encontro aconteceu na sede da Associação dos Funcionários, em Não-Me-Toque.


“Para um resultado positivo, precisamos trabalhar bem. E isso envolve ter conhecimento sobre o seu negócio e controlar as finanças, saber quanto ganha e gasta. Principalmente em um contexto de propriedades rurais, é fundamental que todos os números estejam anotados, para que cada produtor saiba da sua realidade e tenha decisões mais assertivas”, expôs Juliana Krupp, consultora de negócios do Sebrae e administradora, que palestrou com o tema Gestão Financeira e Agregação de Valor.



Juliana apontou ainda o papel fundamental da mulher neste contexto. “Muitas vezes a desorganização gera custos para o negócio. Precisamos repensar nossos comportamentos e modelos mentais, como é o caso das compras por impulso. Daí a importância do planejamento para analisar o que é necessário e o impacto deste investimento nos negócios”, acrescentou.


Eloni Sudbrack, de Coqueiros do Sul, levou uma lição para a casa depois da palestra: manter todos os gastos anotados para não se perder nas contas. “A Cotrijal é nosso porto seguro. Em todas as atividades que somos convidados, aceitamos prontamente. E estou aprendendo muito com este projeto”, apontou.


INTERAÇÃO E DIVERSÃO


Jucélia Maurer, de Não-Me-Toque, estava animada com a possibilidade de fazer novas amizades durante os encontros. “Gosto de interagir com outras pessoas e além do conhecimento que adquirimos, esse projeto nos proporciona essa integração”, afirmou.

O segundo módulo foi marcado também pela diversão e descontração. Ressaltando a importância da autoestima e da busca pelo conhecimento, as atrizes Tina Schell e Carol Batochio, de Passo Fundo representaram situações do dia a dia, de forma bem humorada, que impactam na vida das mulheres.


SAÚDE EM PAUTA


A noite teve momento de conhecimento sobre saúde, através da médica hepatologista Raquel Scherer de Fraga, de Passo Fundo. Ela alertou sobre a importância do cuidado com a saúde do fígado.


Recomendou, principalmente, manter hábitos saudáveis de vida. “O principal fator que leva à ocorrência de gordura no fígado é o excesso de gordura corporal. É fundamental fazer atividades físicas, manter o peso estável dentro do ideal para cada organismo, limitar o consumo de álcool e de sucos industrializados”, pontuou.


PROJETO MULHERES COOPERATIVISTAS EM AÇÃO


A formação é uma realização da Cotrijal, com parceria do Sescoop/RS e apoio da Revista Momento. O primeiro módulo do projeto aconteceu no dia 28 de agosto e teve como tema central O Poder do Autoconhecimento. Estão previstos outros dois módulos de palestras e dois eventos festivos, além de workshop durante a Expodireto Cotrijal 2020.


No dia 19 de outubro acontece um jantar solidário. Em novembro, dia 7, a programação central focará a sucessão familiar. E em dezembro, saúde e qualidade de vida estarão em foco.




Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal