top of page

Museu Otto Stahl: Era uma vez em Não-Me-Toque

@Facebook Museu Otto Stahl

@Autoria: Ernélio Kruger

Com a proximidade do dia 07 de setembro, quando comemoramos a Independência do Brasil do Império Português a Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, traz em fotografia os primeiros desfiles realizados em Não-Me-Toque. História: dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, conhecido como o Dia da Independência.


O dia 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o País, aos quais milhares de pessoas comparecem. A tradição dos desfiles na data da Independência foi iniciada na década de 40 por Getúlio Vargas, com o objetivo declarado de promover os valores cívicos desde cedo, sendo uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética cidadania e símbolos pátrios.


O Dia da Pátria, 7 de setembro, só foi tornado feriado Nacional através da Lei 662, de 6 de abril de 1949, quando o Presidente do Brasil era o General Eurico Gaspar Dutra.


Em Não-Me-Toque a tradição do desfile cívico, também iniciou na década de 40. Registramos através das fotografias da época (1942, 1944 e 1961), esta demonstração cívica do nosso povo. Quer saber mais... venha nos visitar!



bottom of page