top of page

Museu Otto Stahl: “Era uma vez em Não-Me-Toque... 2ª Gestão”

Por. Ernélio Krüger

Administrador do Museu Otto Stahl


Voltamos com a 2ª Administração, tendo a frente o Prefeito Ernesto João Cardoso e Reinaldo Arlindo Lauxen como Vice, de 1960 a 1963, tiveram como destaque as obras de: Melhoria das condições de ensino; Construção de várias escolas; Criada a Biblioteca Pública Municipal; Perfuração de poços artesianos e instalação hidráulica (tubos d'água) na cidade; Construção de diversas pontes, bueiros e conservação das estradas.

O Legislativo teve a seguinte composição: Luiz Rudy Becker, Oswaldo Erni kirinus, Pantaleão Graeff, Maurílio Albuquerque de Almeida, Aldino Neuls, Aloysio Theodoro Loesch e José Reichert.

No início daquela década a oficina de Rauwers e Stapelbroek se dissolveu, com a separação nasce em 1960, dois pequenos empreendimentos, que vieram a se tornar grandes empresas a Jan e Stara, na época todas as máquinas agrícolas utilizadas no Brasil era importada, a mão de obra para a manutenção era praticamente inexistente, o que levou a família de Johannes Bernardus Stapelbroek a fundar a pequena ferraria no dia 29 de agosto de 1960. Na mesma data com a separação, Gerrit Jan Hermanus Rauwers, funda a Jan Rauwers e Filho, que atuava na área de consertos mecânicos em geral e na produção de arados em condições artesanais.

Neste período nasce uma das maiores cerealistas do Brasil, é fundada a E. Orlando Roos Comércio de Cereais Ltda., no dia 1º de janeiro de 1963.

Quer conhecer mais sobre Não-Me-Toque, visite-nos, Casa da Cultura Dr. Otto Stahl. Rua Cel. Alberto Schmiedt, 518.




bottom of page