Mutirão de Especialidades reduz fila de espera para consultas de Neurologia em Passo Fundo

O Mutirão de Especialidades, programa da Prefeitura de Passo Fundo, tem ajudado a reduzir a demanda represada por consultas de média complexidade em diferentes áreas, sendo uma das especialidades a Neurologia.

Até o momento, foram realizados mais de 400 atendimentos nessa área, que contava com uma fila de espera superior a 2 mil pessoas.

“O Mutirão tem como objetivo principal reduzir as filas de espera por atendimentos em áreas de especialidades médicas que, apesar de serem responsabilidade do Estado, afetam diretamente a nossa população”, observou a secretária de Saúde, Cristine Pilati. Com os mutirões, o Município pretende reduzir consideravelmente as filas e também contra referenciar os pacientes para a atenção básica, assegurando acompanhamento nas unidades básicas de saúde e, assim, evitando o agravamento de muitos problemas.

Helder da Silva aguardava na fila e, através do programa, conseguiu realizar a consulta e os exames neurológicos.

“O processo todo foi bem rápido. Fui bem atendido e o retorno também foi ágil depois de ter feito os exames. Achei muito bom, fiquei feliz e surpreso quando me chamaram”, afirmou.

A secretária de saúde observa que muitas pessoas chamadas acabam faltando às consultas. No caso da Neurologia, foram agendados 735 atendimentos, mas apenas cerca de 400 pessoas compareceram na data marcada.

A dra Cristine reforça a importância das pessoas não faltarem às consultas.

“Isso acaba tirando a oportunidade de outras pessoas que podem estar precisando do atendimento com mais urgência”, ressaltou.

O Mutirão também realizou um total de 172 exames neurológicos.



*Informações PMPF fonte: Diário da Manhã via https://diariodamanha.com/noticias/mutirao-de-especialidades-reduz-fila-de-espera-para-consultas-de-neurologia-em-passo-fundo/